O vereador Toninho Masioli (PT), em seu discurso na sessão Legislativa da última segunda-feira, solicitou o enviou de oficio ao líder indígena Almir Suruí parabenizando pela premiação recebida pela Sociedade Internacional dos Direitos Humanos, realizado, no dia 25 de outubro, em Genebra na Suíça. O vereador destacou a importante luta dos indígenas na preservação ambiental.
O vereador destacou que essa premiação reforça a importância da conscientização dos indígenas em relação ás questões ambientais. “Estamos vivendo uma nova era, onde a principal preocupação esta diretamente ligada às questões relacionadas ao meio ambiente”, disse o vereador, destacando a importante contribuição do indígena Almir Surui nessa questão.
Almir Suruí é líder dos índios Suruis da Aldeia Sete de Setembro, em Cacoal e coordenador do Etno-Ambiental da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e ganhou apoio da empresa GOOGLE e da Forest Trends, quando denunciou a exploração ilegal de madeiras em terras indígenas. A empresa Google atuou no mapeamento da área indígena e a Forest Trends na recuperação da área desmatada.
Toninho Masioli frisou que essa importante contribuição de organismos internacionais, preocupados com a degradação do meio ambiente em Rondônia, veio graças ao trabalho voluntário e incansável de um indígena. “O trabalho do Almir Surui é sem duvida um grande referencial para o nosso município e também para o nosso Estado”, disse o vereador, frisando que a premiação ganhou destaque na imprensa a nível nacional.
Nilcéia Freitas-DRT920
Masioli destaca premiação à indígena Suruí

