Polícia Militar completa três décadas de proteção a sociedade rondoniense

A Polícia Militar de Rondônia completa nesta quarta-feira, dia 26, mais de três décadas de atuação no estado. Para comemorar a data uma solenidade será realizada às 8horas no pátio do Comando Geral da PM, na Avenida Tiradentes, bairro Pedacinho de Chão, onde haverá uma formatura com a presença de policiais militares dos Batalhões e Companhias da Polícia Militar em Porto Velho, (Companhia de Trânsito, 1º BPM, 5º BPM, COE e BPA-sediada no Candeias).A comandante da PM, Coronel Angelina Ramires convidou várias autoridades civis e militares para participar da comemoração dos 33 anos da PM em Rondônia. “É uma grande honra para mim comandar tão valorosa corporação”, disse a comandante à reportagem, convidando a comunidade para a solenidade na manhã desta quarta-feira. Ela destacou que solenidades semelhantes acontecerão no mesmo horário em Ariquemes, Jaru, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim, onde existem Batalhões da Polícia Militar.


História da Polícia Militar
A história da Polícia Militar em Rondônia, se confunde com a do Estado, datada no século XVI, quando se deu início a entrada de aventureiros, exploradores e colonizadores na região. Visando a integração da remota Amazônia com o restante do país, bem como, incentivar o povoamento e colonização da área de fronteira, o então governador Coronel Aluísio Ferreira, necessitando de uma organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, baixou o decreto nº 01 de 11 de feveiro de 1944 criando a Guarda Territorial- popularmente chamada de GT- corporação de caráter civil constituída de comando, chefes de guardas e guardas.


O uniforme adotado era simples, de acordo com o seu caráter civil. Os guardas Territoriais em serviço de vigilância e manutenção de Ordem eram armados de fuzis e pistolas. O primeiro comandante nomeado do GT foi o CAP INF EB Milton Carvalho de Queiróz, que assumiu o comando em 16 de Março 1944, substituindo o chefe da secretaria 2º TEN RR EB Antonio Ribeiro Madeira Campos, que até essa data respondia interinamente pelo comando.


Em 1971 as Guardas Territoriais foram extintas e transformadas automaticamente em Polícias Militares. Em 1976, o Comando Geral da PM foi instalado, primeiramente, na Avenida Benjamim Constant, em Porto Velho, e o primeiro comandante da corporação foi o Major de Infataria do Exército Brasileiro, Ivo Célio da Silva, comissionado no posto de Tenente Coronel PM. Três anos mais tarde mudou-se para o atual endereço, na Avenida Tiradentes, no bairro Pedacinho de Chão. Desde 2003 a Polícia Militar de Rondônia é comandada pela coronel Angelina Ramirez.

Formação de policiais militares

Em 1977, o quadro efetivo da polícia militar de Rondônia era de apenas 750 homens. Na década de 80 o número subiu para 1.180 PM´s, onde todos passaram pelo Centro de Aperfeiçoamento de Praças- CFAP. Hoje o efetivo da PM conta com mais de cinco mil policiais militares distribuídos em todo estado. Além dos praças formados anualmente pela instituição, destaca-se que pela primeira vez houve concurso para a formação de oficiais no próprio estado, em recente exame realizado pela Universidade de Rondônia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia