Lixo é tema de palestras em Cacoal

Cerca de 1000 crianças da rede pública e privada de Cacoal estão participando durante esta semana de um ciclo de palestra sobre lixo. As palestras são ministradas pela acadêmica do curso de Biologia da Facimed, Mariuza Figueredo, com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

As palestras tiveram início na segunda-feira (24), na escola Municipal Agustinho Góis. Segundo o coordenador do projeto “O Renascer das águas”, Vilmar Kemper cerca de 120 crianças participaram ativamente, questionando sobre vários assuntos dentro do tema proposto.

Durante a palestra as crianças aprendem sobre o que se pode reaproveitar e o que pode ser considerado lixo; a importância da destinação correta para o mesmo e ainda os perigos de misturar materiais contaminados como seringas e cacos de vidros no lixo.

A palestrante enfatiza os perigos de jogar o lixo na rua ocasionando o entupimento dos bueiros e a poluição dos rios. As crianças aprendem ainda sobre os serviços de reciclagem que já são desenvolvidos no município. De acordo o secretário Municipal de Meio ambiente, José Severino da Silva, a prefeitura está proporcionando o suporte técnico e o transporte da preletora.

As palestras são promovidas ainda na escola Antônio Gonçalves Dias, Paulo Freire e Maria Aurora do Nascimento. Vilmar Kemper disse que a iniciativa deverá se estender a outras instituições educacionais, pois muita gente não tem consciência sobre os perigos, que a destinação incorreta do lixo pode causar ao meio ambiente.

Segundo ele muitas pessoas jogam terra, galhos e pedras no lixo, e esse material ocasiona danificações nos caminhões de coleta. Ele destacou a importância das palestras nas escolas. “As crianças são os adultos de amanhã, e são muito mais fáceis de ser moldadas”, Finalizou.

ORMIZA SOARES

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia