Dia Nacional de Combate ao Câncer - 27 de novembro

A Bayer Schering Pharma anuncia a realização de um novo estudo clínico internacional com o medicamento de uso oral Nexavar® (tosilato de sorafenibe) para o tratamento do câncer de fígado. Denominado STORM*, a pesquisa envolve aproximadamente 1.100 pacientes de mais de 200 centros de estudos da América do Norte, União Européia, região Ásia-Pacífico e América do Sul, incluindo o Brasil. A terapia-alvo, que é aprovada em mais de 60 países para o tratamento de tumores renais, vem se tornando o primeiro tratamento eficaz no combate ao câncer de fígado. A nova indicação foi aprovada recentemente nos Estados Unidos e na Europa e está em avaliação na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O STORM é um estudo clínico multicêntrico de fase III (randomizado, duplo-cego, placebo-controle) com pacientes diagnosticados com carcinoma hepatocelular em estágio inicial da doença e que foram submetidos à cirurgia ou outros procedimentos para retirada do tumor. O trabalho avalia o uso do tosilato de sorafenibe como terapia adjuvante (auxiliar) no tratamento deste tipo de câncer e vai analisar as taxas de sobrevida e de recorrência do tumor após o recebimento da terapia-alvo (comprimidos de 400mg, duas vezes ao dia). O estudo terá duração de até quatro anos e será conduzido em mais de 200 centros pesquisas na América do Norte, América do Sul, Europa e região Ásia-Pacífico.


Resultados promissores

Em outro estudo clínico mundial, realizado anteriormente com 602 pacientes com câncer de fígado em estágio avançado, os pacientes tratados com o medicamento tiveram aumento da taxa de sobrevida global em 44%, quase três meses a mais do que naqueles que não receberam a substância (média de 10,7 meses versus 7,9 meses do grupo placebo). Como base nesse trabalho – denominado SHARP (Sorafenib HCC Assessment Randomized Protocol), agências regulatórias internacionais como o FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, e o EMEA (European Medicines Agency), na Europa, aprovaram recentemente o uso de do tosilato de sorafenibe para o tratamento do carcinoma hepatocelular.

* STORM (Sorafenib as Adjuvant Treatment in the Prevention of Recurrence of Hepatocellular Carcinoma)
Informações à imprensa

Burson-Marsteller

Fabiana Fontainha/ Cibele Pereira

(11) 3094-2289/ 3040-2406

fabiana.fontainha@bm.com

cibele.pereira@bm.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia