Tucura garante participação de Rondônia no 11º Campeonato Brasileiro de Peteca

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 12/11, em Cacoal, o embarque de 13 atletas de Rondônia que vão participar do 11º Campeonato Brasileiro de Peteca em Uberlândia (MG), nos dias 14, 15 e 16 deste mês. Os recursos para garantir as passagens de ida e volta para a delegação de Rondônia foram assegurados pelo deputado estadual Valdivino Tucura (PRP) junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel). Em 27 de agosto de 1985, o Conselho Nacional de Desporto (CDN) reconheceu o jogo de peteca como esporte, por solicitação da Federação Mineira de Peteca (FEMPE).

O presidente da Federação Rondoniense de Peteca, Miquéias Ferrão da Silva, disse que a participação de Rondônia no campeonato brasileiro da modalidade é fundamental para incentivar a prática deste esporte no estado. “Nós temos sete equipes com chances de título, sem contar que este é um esporte de massas, sem limite de idade, que vem crescendo em todo o país. Está de parabéns o deputado Valdivino Tucura e o governador Ivo Cassol que sabem da importância do incentivo à prática esportiva e que valorizam todas as modalidades”, destacou. Foram investidos cerca de R$ 8 mil para a aquisição das 26 passagens que atenderam aos 13 atletas (ida e volta).

O jogo de peteca pode ser na quadra, em casa, na praia ou no calçadão. As mãos servem como raquete e a "bola" tem até uma coroa que normalmente é de pena. A verdade é que, além de ser considerado um esporte desde 1985, o jogo de peteca é uma diversão para milhares de pessoas. O esporte não tem limite de idade. Jovens, crianças ou adultos que se encantam com o vai-e-vem da peteca acabam por agregar saúde ao lazer.

O jogo de peteca funciona como uma descarga psicológica para tensões. Outras vantagens estão relacionadas à praticidade do esporte. Requer espaço pequeno para sua prática, é um esporte barato para se praticar e que ajuda na sociabilização. Para uma partida são necessários uma rede, uma peteca e dois jogadores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia