Deputado de Rondônia propõe criação de Guarda Mirim estadual

Já está na pauta de votação na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Tiziu Jidalias (PMDB), que cria a Guarda - Mirim Estadual. A matéria deve ser apreciada e votada na próxima sessão ordinária, marcada para terça-feira (18), ás 15 horas.

De acordo com o projeto a Guarda - Mirim deverá obedecer ao estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente e será vinculada à Polícia Militar do Estado. Além disso, as entidades que hoje desenvolvem este serviço nos municípios, passam a ser substituídas e seus contingentes de alunos serão imediatamente absorvidos por esta Lei, sem prejuízo para os gestores dos referidos projetos.

Ao defender a aprovação do projeto, o deputado destaca que os municípios de Rondônia estão passando por uma fase bastante critica para a juventude. “Estão se agravando consideravelmente os problemas gerados como desemprego, consumo de drogas, delinqüência juvenil, evasão escolar e desagregação familiar”.

Tiziu disse ainda que a iniciativa tem como principal objetivo acolher e preparar os jovens cidadãos e motivá-los para a prática da cidadania, através do desenvolvimento comportamental e atividades disciplinares e profissionalizantes, valorizando os jovens e os tornando úteis à comunidade, dando, inclusive, condição de iniciar o seu primeiro emprego.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia