O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, convocará os prefeitos eleitos no Rio de Janeiro para mobilização contra dengue, em encontro que será realizado nesta segunda-feira (10), em Petrópolis (RJ).
Por sugestão do Ministério da Saúde, a agenda foi inserida na reunião organizada pela Associação Estadual de Municípios (Aemerj) e pelo Sistema Fecomercio-RJ com os novos gestores. O objetivo é reforçar a necessidade de que o assunto seja preocupação dos gestores durante o período de transição entre governos e que esteja entre as primeiras ações quando empossados. Neste ano, houve um aumento de 64% do total de recursos do Ministério da Saúde para o combate à doença no Estado.
Ministério promove II Mostra de Nutrição em Brasília
Promover o debate e a troca de experiências sobre as ações de alimentação e práticas de nutrição na atenção à saúde destacando as experiências bem sucedidas é o propósito da II Mostra de Nutrição no SUS que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.
A Coordenação da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN/MS), responsável pela organização do encontro, selecionou 386 trabalhos (entre apresentações orais e pôsteres) dos quais 10 serão premiados. A premiação será no dia 14 de setembro à tarde. No ano passado a mostra reuniu cerca de 300 participantes e foram apresentados 100 trabalhos. Neste ano foram inscritos 704 estudos.
A abertura será no dia 12 de novembro, às 16h, no Brasília Alvorada Hotel, com a conferência magna “A alimentação e nutrição como determinantes da saúde e do desenvolvimento sustentável” proferida pelo Coordenador de Determinantes de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Alberto Pellegrini Filho. Durante o encontro, estão previstas ainda mesas de debate sobre políticas de nutrição e segurança alimentar e nutricional, práticas de nutrição nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e educação nutricional no Programa Saúde na Escola. No último dia, serão realizados paralelamente, encontros enfocando a nutrição infantil, dietética chinesa e práticas integrativas, participação e mobilização social, além de planejamento, matriciamento das ações de nutrição e processo de implantação dos NASF. A realização de uma oficina de culinária destinada a valorizar os sentidos como estratégia para a promoção da alimentação saudável e incentivo à cultura alimentar local completa a programação. Será no dia 14, das 9h30 às 12h30.
De acordo com a Coordenadora-Geral da Política de Alimentação e Nutrição, Ana Beatriz Vasconcellos, “o seminário vai permitir aprofundar o conhecimento sobre os modelos de nutrição organizados na atenção primária, aproximando estas experiências da Estratégia de Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A atenção primária é hoje reconhecidamente capaz de concretizar o direito das pessoas de alcançar o máximo de saúde com equidade e as práticas de nutrição precisam ser reorientadas para enfrentar este desafio.”
Ministro Temporão reune-se com prefeitos do Rio em combate contra dengue

