Já está em funcionamento o laboratório especializado em analises físico-químicos de águas, da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed). O objetivo da análise é identificar os componentes físicos e químicos da água que, se forem encontrados em grande quantidade, podem provocar danos à saúde e até mesmo câncer. Este é o primeiro laboratório deste tipo de análise no interior do Estado.
O engenheiro químico responsável da Facimed, professor Vonivaldo Gonçalves Leão, informou que foram realizadas várias pesquisas envolvendo análises físico-químicos de água e se constatou a necessidade regional de um laboratório especializado neste tipo de análise. Ele destacou que o procedimento é necessário devido ao fato de possíveis mudanças em algumas características da água que podem ocorrer com o tempo ou devido a condições externas que possam vir a contaminar o manancial com substâncias tóxicas, sais em excesso, ou bactérias.
Entre os exemplos da importância da análise citados pelo professor está a água da irrigação que não pode conter certos sais em excesso para não prejudicar as plantas e o solo, e a água das indústrias que, dependendo de algumas características físico-químicas, quando não submetida ao devido tratamento pode ocasionar incrustação e corrosão dos equipamentos, diminuindo sua vida útil e também nas farmácias de manipulação podendo interferir na ação de um determinado fármaco. “Componentes como sílica, cobre, acido cianúrico, nitritos e nitratos, entre outros, se encontrados em alta concentração na água podem ocasionar danos à saúde e até mesmo câncer”, enfatizou.
O professor destacou ainda que a equipe técnica do laboratório da Facimed realiza as análises completa, com 32 parâmetros e a básica, com 17 parâmetros. De acordo com o professor, as pessoas interessadas em realizar o procedimento deverão entrar em contato com o departamento de química da instituição que, receberá toda informação para coleta da água bem como um formulário para controle da procedência da água e orientará o usuário quanto a forma de coleta e o recipiente indicado para o acondicionamento. Ele ressaltou que no Brasil existem padrões de potabilidade regidos por portarias e resoluções legais, que dão subsídios aos laboratórios na expedição de seus laudos. “Após a análise as pessoas serão orientadas quanto ao tratamento indicado para o tipo de água, e se a água está dentro dos padrões de potabilidade para consumo humano”, disse.
Laboratório de analises de água é instalado em Cacoal

