Piscicultura atrai agricultores de pequena propriedade

Alternativa consolidada na diversificação da propriedade e geração de renda para o pequeno agricultor a piscicultura vem ganhando cada vez mais força como uma das maiores atividades econômica do Estado de Rondônia.


Assim como tem feito com a carne e o leite, a Secretaria de Estado da Agricultura e Produção, através da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem injetado recursos técnicos, financeiros e logísticas na piscicultura como forma de garantir o seu crescimento e o seu fortalecimento na região.


Para divulgar essa ação e atrair novos agricultores para a prática de produção de peixes em cativeiro a Emater realizou no dia 20, na propriedade de Megumi Yokoyama, sítio Boa Esperança, em Pimenta Bueno, um Dia de Campo onde técnicos mostraram a realidade da atividade tanto na teoria como na prática.


Megumi Yokoyama, mais conhecido como "Seu" Pedrinho, está na atividade há 21 anos e ainda mantém o mesmo entusiasmo de duas décadas atrás. Um dos poucos agricultores que acreditaram na atividade, no final da década de 80, "Seu" Pedrinho passou por diversas etapas de cultivo até chegar a se efetivar na produção de alevinos. Ele lembra do início, dos investimentos e da luta para chegar aonde chegou. "Na época a prefeitura estava distribuindo alevinos e eu fiquei com vergonha, mas mesmo assim me cadastrei e recebi os alevinos", diz.
Depois de passar por várias técnicas, como tanques consorciados com suínos e até mesmo investir na avicultura para garantir a alimentação dos peixes, a propriedade Boa Esperança conta hoje com um laboratório e 23 tanques. Somados à outra propriedade são cerca de 170 hectares de lâmina d’água para produzir dois milhões de alevino e a meta agora é chegar a 300 hectares. Através de uma parceira firmada com frigoríficos de peixe da região, "Seu" Pedrinho distribui hoje, alevinos qualificados para os produtores da região. "Os produtores pagam 50% e os outros 50% recebe na retirada pelo frigorífico, ao custo de 300 reais o milheiro de alevinos de 50 gramas".


Além da alevinagem, a propriedade Boa Esperança atua também com a agroindustrialização. Sob a responsabilidade de Marcelo Yokoyama, filho do "Seu Pedrinho", que prepara e distribui peixes em filés e costelinhas de tambaqui, além de peixes inteiros sem espinhos ou em cortes.
Wania Ressutti
jornalista - DRT - 423/RO
Emater-RO

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia