Amazônia: soberania brasileira ameaçada

O impasse sobre a demarcação contínua na reserva indígena Raposa Serra do Sol, que tem causado diversos conflitos no Estado de Roraima, ampliou a discussão do tema ambiental não só nas agendas política, econômica e social brasileiras, mas também no cenário internacional, tendo em vista a importância da Floresta Amazônica para o equilíbrio ecológico do planeta.
Com a finalidade de envolver as diversas camadas da sociedade nesse debate, um grupo composto por mais de cem entidades - dentre elas as integrantes do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor como SESCON-SP, ACSP, CIESP, Fecomercio, OAB SP, Cebrasse, Sindhosp, Sindcont-SP e Fecontesp, além de outras parceiras como a FIESP - promoverão na próxima terça-feira (10/06), a partir das 9 horas, o Seminário "A Realidade da Amazônia: Soberania ameaçada, farsa ou realidade?".
Um dos expositores do encontro, o General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia, alerta que o conflito em Raposa Terra do Sol pode colocar em risco a própria soberania brasileira. "Essa questão tem muito a ver com a tentativa de transformar toda aquela área, onde vive boa parte das nações indígenas, em uma nação distinta do Brasil", afirma o ex-presidente do Clube Militar e ex-comandante do Comando Militar do Leste.
Para outro palestrante do seminário, o deputado federal Aldo Rebelo, a questão não se limite a escolher um lado e tomar posição. "Todos integram uma só nação diversificada. O brasileiro hoje é índio, branco, negro e, sobretudo, o resultado do caldeirão que nos fez uma civilização única no mundo", diz o parlamentar.
Também integrante do grupo de expositores, da próxima terça-feira, o professor da UFRGS, Denis Rosenfield, espera com expectativa a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre Raposa Serra do Sol, agora em junho. "O STF decidiu pela manutenção do status quo enquanto esse processo jurídico estiver se desenrolando. Sustou, portanto, a retirada dos não-índios e dos índios que são seus aliados. Isso significa que tanto os indígenas quanto os proprietários rurais devem manter suas posições", argumenta.
O que pensam os presidentes das entidades promotoras
"A Amazônia é patrimônio do Brasil, santuário ecológico do planeta. Uma região que merece o nosso respeito e que, de maneira responsável, deve receber investimentos que lhe permitam ser uma região auto-sustentável, livre de oportunismos".
Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP. (assessoria: Kacy Lin - 3549-4392 - kacy.lin@fiesp.org.br)
"O mundo está de olho na nossa Amazônia, mas como detentores desse bem, precisamos de políticas públicas que visem o desenvolvimento sustentável para a população local e proteção dos meios contra a pirataria de sua biodiversidade pelos países estrangeiros".
José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo - SESCON-SP. (assessoria: Deise Dantas, Camila Pasquini e Fábio Guedes - 3304-4475/4487/4446 - jornalismo@sescon.org.br)
"Para nós, que não detemos conhecimento amplo de um assunto que envolve a segurança nacional, além dos aspectos socioeconômicos, só nos resta a obrigação de convidarmos estudiosos de tão importante tema, para juntos - sociedades empresariais e especialistas - discutirmos com profundidade esta questão".
Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo - ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP. (assessoria: Vinícius Morais - 3244-3220 - assessoriadeimpresa@acsp.com.br)
"Já é hora de nos debruçarmos sobre um tema preocupante, que requer maior conhecimento, reflexão e atitude de toda a sociedade. Saúde e Meio Ambiente estão intrinsecamente interligados, por isso, temos a obrigação de enxergar caminhos para a preservação desse patrimônio nacional que é a Amazônia".
Dante Montagnana, presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo - Sindhosp. (assessoria: Márcio Santos - 3331-1555 - r. 214 - imprensa@sindhosp.com.br)
"A realidade da Amazônia - soberania ameaçada, farsa ou realidade’ tem todo o nosso apoio, porque é uma forma de conscientizar e despertar o interesse da sociedade para os graves problemas da região e, ao mesmo tempo, cobrar dos governantes medidas eficazes para mudar essa realidade, que sem dúvida não é boa para o Brasil. É preciso atenção especial às fronteiras e à compra desmedida de terras por estrangeiros, que hoje possuem até condomínios fechados no território, colocando em risco a soberania nacional".
Mauro De Martino Júnior, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - FECONTESP. (assessoria: Ricardo Lauricella - 5017-4090 - ricardo@deleon.com.br)
"A Amazônia, berço da maior biodiversidade mundial e alvo de evidente interesse internacional, é uma das mais alarmantes questões brasileiras da atualidade, assunto que exige a mobilização e participação de todos nós".
José Heleno Mariano, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - SINDCONT-SP. (assessoria: Ricardo Lauricella - 5017-4090 - ricardo@deleon.com.br)
"Para um país alcançar a soberania plena, precisa proteger seu território dos invasores externos e principalmente preocupar-se com a preservação de suas reservas naturais. A Amazônia é a maior riqueza do Brasil e pertence aos cidadãos brasileiros. Não podemos deixar de discutir um tema tão importante".
Paulo Lofreta, presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços - Cebrasse. (assessoria: Ciro Pedroza - 5051-3114 - ciro@gtmarketing.com.br)
"Discutir amplamente as questões nacionais é contribuir para um Brasil melhor no presente e no futuro. A Amazônia necessita de uma ocupação sustentável e o governo tem que ter a responsabilidade e a competência na condução deste processo, ouvindo a sociedade. A ABO dará a sua contribuição neste processo, debatendo e esclarecendo os cirurgiões-dentistas e todos os que trabalham no setor odontológico."
Norberto Francisco Lubiana, presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia - ABO. (assessoria: Zaíra Barros - 3253-6485 - zairabarros@editabr.com.br)
"A questão da Amazônia é um problema do estado brasileiro. Dada sua incapacidade de geri-lo com planos estratégicos de longo prazo (pois existem outros como o saneamento, a educação e a saúde), o Estado diz que esse é um problema da sociedade. Ora, a sociedade não tem instrumentos para tratar desses assuntos. O que nos resta é fazer pressão. E isso a sociedade sabe fazer e divulgar. Portanto, sem o apoio massivo da mídia, estaremos perdendo nosso tempo. Que a Amazônia é nossa todos querem gritar e bater no peito. Mas daí a fazer disso uma realidade que impugne as ações ilegais lá existentes, teremos muito a fazer".
José Roberto Braguim, presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural - ABECE. (assessoria: Rosana Córnea - 4220-1451 - prefixocom@terra.com.br)
Serviço
Seminário "A Realidade da Amazônia: Soberania Ameaçada, Farsa ou Realidade"
Dia: 10 de junho, terça-feira
Data: a partir das 9 horas (Entrevista coletiva)
Local: Clube Esperia - Avenida Santos Dumont, 1.313 - Santana
Expositores: Jonas de Souza Marcolino, índio macuxi; General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia; Aldo Rebelo, deputado federal; e Denis Rosenfield, professor da UFRGS
Entidades Promotoras
ABO - ACSP - ABECE - ADVB - AESCON-SP - ANEFAC - APEJESP - ASEC - ASERC - CACB - CCESP - CEBRASSE - CIESP - FACESP - FECOMERCIO - FECONTESP - SEHOESP - FENADVB - FIESP - Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor - OAB SP - SESCON-CAMPINAS - SESCON-SP - SINDHOSP - SINDCONT-SP - SINEATA

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia