Nas rádios, Cassol reforça propostas para desenvolvimento sustentável e preservação ambiental

Decom


Em entrevistas às emissoras de rádios de Ariquemes, o governador Ivo Cassol reforçou as suas propostas para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, que ele apresentou na última quinta-feira (19), durante audiência na Câmara Federal, em Brasília.


"Apresentei a proposta de compensação ambiental, ou seja, oferecer áreas de preservação em troca de terras produtivas; sugeri que os produtores recebam pela preservação ambiental, ou seja, para manter a floresta em pé ele seja recompensado por isso, e levei ainda a proposta da criação da Contribuição Social Sustentável (CSS)", disse Cassol.


Segundo o governador, a CSS seria um mecanismo para que toda a população brasileira possa colaborar com a preservação da Amazônia. "Todos querem preservar, mas ninguém quer botar a mão no bolso. Não recebemos nem um carrinho de mão do governo federal, mas somos apontados como os culpados pelo desmatamento, isso é injusto", desabafou.


Nas rádios Clube Cidade FM, Verde Amazônia e Rondônia AM, em Ariquemes, Cassol não poupou críticas á ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a quem acusou de "incompetente e inoperante". "Em cinco anos, a ministra não apresentou um único projeto de desenvolvimento para a Amazônia. Só fez criar problemas para o setor produtivo e atrapalhar quem quer trabalhar com dignidade. Enquanto foi ministra, não conseguiu realizar mais que duas reuniões com os governadores da Amazônia, numa mostra de que não tem empenho em buscar soluções para a questão", completou.


O governador defendeu o beneficiamento da matéria-prima, gerando mais empregos no Estado. "Hoje a madeira sai daqui para ser beneficiada em outros Estados, isso precisa mudar. O Governo Federal tem que apoiar a implantação de empresas que beneficiem nossa matéria-prima, a exemplo do couro, que poderia gerar milhares de empregos se fosse beneficiado no Estado", acrescentou.


Convênios liberados – Em Ariquemes, o governador também assinou a liberação do Fitha (Fundo de Infra-Estrutura de Transportes e Habitação, no valor de R$ 625 mil para o município comprar peças, combustível, pneus e reparos em máquinas para recuperar as estradas vicinais. "Contemplamos a todos os municípios, indistintamente, com recursos do Fitha, transporte escolar, entre outros benefícios que atendem às necessidades dos moradores", completou.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia