Governo desenvolve atividades no dia de combate ao trabalho infantil

Na próxima quinta-feira, dia 12 junho, é celebrado o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil. Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas para esse tema, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas) e o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil estão realizando atividades de conscientização para esclarecer a sociedade sobre a importância de garantir uma infância digna para as crianças rondonienses.

Segundo a secretária da Seas, Irany Freire Bento, entre as ações que visam mobilizar a população para essa temática, estão palestras em escolas da rede pública estadual. "Priorizamos os estabelecimentos de ensino, tendo em vista que a educação é à base da formação da personalidade, portanto, precisamos conscientizar nossas crianças e jovens sobre a sua importância na sociedade", defendeu Irany.

A historiadora Marinês Soares, que é técnica da Seas e cursa serviço social, está visitando colégios para exibir o filme "Você viu a Rosinha?", documentário com vítimas da exploração do trabalho infantil que por meio de depoimentos contam a sua experiência precoce. "Após a exibição do filme, nós realizaremos um debate com os estudantes", adianta Marines.Ela lembrou que a programação começa na próxima semana. As escolas que serão visitadas em Porto Velho são: Colégio Tiradentes, Mundo Mágico, José Otino de Freitas e 4 de Janeiro. Outra escolas serão contempladas por ações desenvolvidas pelas demais entidades do Fórum.

No dia 12 de junho acontece na Faro, o Encontro de Combate ao Trabalho Infantil. Em Ji–Paraná será desenvolvido nos dias 18 e 19 o Projeto Caravana da Inocência, constituído de várias ações como teatro, leitura, música, educação para o trânsito. No dia 24 de julho será realizado o Seminário Estadual de Educação e Trabalho Infantil. O Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil precedido pela professora Carmelita Oliveira Domingues. O colegiado é formado por entidades governamentais e não governamentais. Outros eventos integram o calendário das atividades.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia