Taxista param o centro da Capital em protesto contra 'atividade ilegal de mototaxistas'

A principal Avenida da Capital do Estado parou na manha desta terça-feira (31), para a passagem de centenas de taxistas que realizaram manifestação contra a atividade clandestina de mototaxistas na cidade. A carreata, formada por cerca de 600 veículos, foi puxada por representantes das categorias dos trabalhadores dos transportes no Estado, sendo também acompanhada por ônibus fretados para conduzir as famílias dos taxistas.

Sob recurso de carro de som, os manifestantes fizeram discursos inflamados, buscando sensibilizar a população quanto aos riscos e a inseguranças do protestado meio de transporte não legalizado em Porto Velho. Uma das fachas que eram carregadas trazia a seguinte frase protestante: “Mototaxi além de ilegal e perigoso para a população”.

“Queremos que se cumpra a lei orgânica municipal 291 que veta esse tipo de atividade, e que as autoridades competentes coíbam essa atividade ilegal. Por exigência da Prefeitura a frota de táxi da Capital foi toda renovada, estando atualmente entre as melhores do país em termo de conforto e segurança. Mas, com a atividade clandestina dos motoboys, os taxistas que chegam a pagar parcelas de R$ 1.200 de seus carros de trabalho, ficam ameaçados”, argumentou Francisco Ferreira, presidente do Sindicato dos Taxistas de Rondônia (Sintax).

O representante dos motoristas oficiais do Estado, Clay Milton Alves, foi um dos que participou da manifestação. Em seu discurso, na Avenida Sete de Setembro, ele apontou que “ o trânsito de Porto Velho não tem estrutura para o trabalho de mototaxistas. O que aumentaria o índice de acidentes, colocando a população em perigo. Além disso, esse tipo de serviço esta associado a condução de drogas e prostituição”.

As entidades que apoiaram a manifestação são: Sintrax, Sintetuperon, Sinttrar, Simporo e CUT. Além de associações de taxistas.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia