Lourdes Kemper quer locais estratégicos para lixo eletrônico

ASCOM/CMC-A vereadora Lourdes Kemper (PMDB), falou esta semana sobre sua preocupação com o recolhimento do lixo eletrônico em Cacoal. Para a vereadora a Secretaria de Meio Ambiente deve disponibilizar locais estratégicos e com informações específicas para o recolhimento desses produtos, que são de grande perigo para o meio ambiente.

Para a vereadora os pontos coletores desses materiais, como pilhas, baterias e demais produtos eletrônicos devem ser locais de fácil acesso e bem divulgados, para que a população seja conscientizada da importância de não jogá-los no lixo comum. “A população precisa estar consciente de que esses materiais são extremamente nocivos a saúde, por isso a necessidade do seu recolhimento ao invés de descartá-los em qualquer lugar”, disse a vereadora.

Estudos revelam uma grande preocupação com o acúmulo do lixo eletrônico. Segundo o Greenpeace, são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas por ano, em todo o mundo. Muitos equipamentos contêm substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio. O ciclo de obsolescência dos eletrônicos é cada vez mais rápido. Com o crescimento do mercado brasileiro, já existem empresas que encontraram aí uma oportunidade de lucrar, oferecendo reciclagem para os grandes fabricantes.

Lourdes Kemper sugeriu que se faça uma campanha junto às escolas, visando buscar parcerias para uma conscientização em massa na cidade. “Com o apoio da classe estudantil com certeza teremos uma campanha bastante produtiva”, disse a vereadora, destacando a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia