Governo lança Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia

Na tarde desta segunda-feira (23), foi lançado pelo governador Ivo Cassol e o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, o Programa de Recuperação de Mata Ciliar de Rondônia (PRMC), através do Decreto de Lei nº 14.133. O evento foi realizado no auditório da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em Porto Velho.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental destacou a importância da união de todos em prol da preservação das matas ciliares. “Dando seqüência a uma série de ações no interior do estado para a manutenção das matas que protegem nossos recursos hídricos, esse programa que estamos lançando começa hoje, mas não tem hora para acabar e a participação da comunidade é fundamental para isso”, reforçou Brito.

O principal objetivo do programa é recompor a vegetação no entorno das nascentes, córregos, Igarapés e rios dos municípios e distritos de Rondônia. Para tanto, o trabalho será realizado junto ao poder público, privado e sociedade civil, conscientizado a todos da importância de se preservar as matas ciliares, combatendo, assim, a erosão, a eutrofização das águas e contribuindo para o aumento da diversidade de espécies animais e vegetais e do volume de água.

O coordenador do projeto Mata Ciliar do Paraná, presente ao evento, Sérgio Bitencourt, parabenizou o Governo de Rondônia pela iniciativa. “Trata-se de um programa pioneiro, assim como tantos outros que o governo tem feito. Dar atenção especial ao meio ambiente, preservando-o, é contribuir para o desenvolvimento da vida de todos nós”, destacou Bitencourt.

A área degradada de estado hoje é de aproximadamente 33% do território rondoniense. E, para diminuir essa área, pretende-se, inicialmente, instalar viveiros em todos os municípios de Rondônia, dando a eles condições para a produção de mudas nativas das matas ciliares. Também serão fornecidas mudas e orientação técnica aos proprietários rurais, para que possam plantar e manter a área.

O governador Ivo Cassol lembrou que muito tem sido feito para a preservação do meio ambiente em Rondônia. “Já conseguimos reduzir em mais de 60% os focos de incêndio no estado, resultado jamais visto, e fruto de um trabalho que não é feito por meio da força, mas através da conscientização”, disse o governador.

O pai do governador, Reditário Cassol, foi homenageado com uma placa por ter sido um dos pioneiros no estado a lutar pela preservação da mata ciliar. “Esse programa está trazendo um sonho para a realidade, meu pai começou essa luta em defesa das matas ciliares e, hoje, todos nós abraçamos essa causa”.

Fizeram parte da mesa de honra, o governador Ivo Cassol, o vice-govermador João Cahulla, o secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, o secretário da Casa Civil, Odacir Soares, o presidente da Fiero, Denis Baú, o coordenador do projeto Mata Ciliar do Paraná, Sérgio Bitencourt, o tenente coronel Wilson, comandante do batalhão ambiental, secretário adjunto da Sedam, Paulo Brandão, o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o procurador de justiça do Ministério Público de Rondônia, Dr. Ivo Benevites, o deputado federal Lindomar Garçon e o prefeito de Nova Brasilândia, Silas Borges, representando todos os prefeitos do estado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia