Katatal quer incentivo para a geração de emprego


ASCOMCMC- O presidente da Câmara de Cacoal, vereador Luiz Carlos Katatal (PTB), destacou esta semana, que incentivar a instalação de novas empresas e garantir a geração de emprego é o caminho para o fortalecimento da economia do município. Para o vereador nessa perspectiva é necessário que o Executivo programe políticas de incentivo e ofereça condições para que as empresas possam se instalar em Cacoal. Katatal frisou ainda, que, para diminuir a indigência e a pobreza e reduzir a desigualdade na distribuição de renda, é necessário oferecer à população, postos de trabalho em quantidade e qualidade suficientes.

Segundo Katatal gerar esses postos de trabalho e assegurar sua qualidade não é, porém, um problema que pode ser resolvido a partir de soluções mágicas. Segundo o vereador o desafio que o Executivo tem pela frente é grande, porém cabe a cada um dar a sua parcela de contribuição. “O executivo precisa desenvolver uma política que aborda a geração de postos de trabalho a partir de uma política agressiva de investimentos e medidas voltadas, especificamente, ao incentivo às empresas e qualificação de mão de obra”, disse o vereador,

Katatal lembrou que Rondônia é um estado rico em culturas diferenciadas e isso é importante para o desenvolvimento de projetos viáveis para a geração de empregos. O setor primário, especialmente a agricultura familiar, tradicionalmente responsável pela maior parte da ocupação no estado, precisa ser estimulado, para que não haja imigração do homem do campo para a cidade, contribuindo assim, para o aumento do desemprego. “Programar políticas públicas viáveis, principalmente para o setor agrícola, já é uma forma de garantir a permanência do homem no campo”, disse o vereador.

Para o vereador a migração do homem do campo para a cidade aumenta o numero desemprego, porque na maioria das vezes falta a qualificação profissional. “Essas pessoas que migram do meio rural geralmente se encaixam no perfil de baixa escolaridade e pouca informação. Quando não saem do estado, se acomodam fatalmente, em sua maioria, no setor informal, que hoje já é uma grande preocupação em Cacoal”, disse o vereador, frisando que os postos de trabalho têm sido prioritariamente gerados no meio urbano, enquanto o meio rural continuamente apresenta taxas decrescentes de emprego e também de população.

O parlamentar lembrou ainda que as conseqüências da migração rural são inúmeras, além do impacto na própria economia, que tem sua dinâmica afetada com a menor circulação de renda, os problemas sociais gerados são graves e crescentes. “Basta citar o aumento da falta de moradia digna, de acesso a serviços básicos e, principalmente, da violência em todos os níveis da sociedade. “Tudo isso impede que aconteça o que consideramos o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

Finalizando Katatal disse que vale salientar que todos os setores precisam ser estimulados e tratados com o mesmo cuidado pelos gestores públicos, de modo a garantir a melhoria real da qualidade de vida no espaço em que atuam. Do contrário, o cenário de crise que se instala atualmente na sociedade brasileira pode se agravar. “A urgente revisão das políticas públicas que garantam o desenvolvimento e, em especial, a geração de emprego e renda é sem dúvida o ponto de partida para uma vida digna e produtiva”, finalizou o vereador, destacando que é a única forma de garantir uma população ativa e capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia