Palmeiras vacila, fica no empate com Oeste e vê ponta ameaçada

A expectativa era grande para o Palmeiras cumprir seu papel nesta terça-feira e ratificar a liderança do Campeonato Paulista até o fim da primeira fase. Porém, as chances desperdiçadas pesaram, e o time alviverde precisou se contentar com um empate por 1 a 1 diante do Oeste, em Itápolis, que adiou a decisão do primeiro lugar.

"O goleiro esteve bem, tem dias que isso acontece. Mostramos vontade da mesma forma e isso é muito importante", afirmou o atacante Keirrison, que completou o terceiro jogo sem marcar, seu maior jejum desde que chegou ao Parque Antarctica.

Segundo dados do Datafolha, o Palmeiras teve 17 finalizações (três do camisa 9) e mandou apenas seis delas em direção à meta rival. Destaque dos anfitriões, o goleiro Weverton recuperou 21 jogadas para seu time e ajudou o Oeste a consolidar a campanha contra o rebaixamento.

O resultado deixou o Palmeiras com 41 pontos, ainda no primeiro lugar isolado. Se o São Paulo vencer o Guaratinguetá na quinta-feira, chegará aos 39 e continuará com chances de alcançar a liderança na rodada final do torneio, no fim de semana. Enquanto isso, o Oeste atinge os 17 pontos, mais afastado da zona de descenso.

Antes de começar a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo alterou novamente a formação alviverde e optou pelo 3-5-2. Com uma escalação mais defensiva, o treinador decidiu não colocar Lenny entre os titulares e adiantou o meia Diego Souza para formar a dupla de ataque com Keirrison.

O esquema, no entanto, não impediu o Palmeiras de começar a partida com domínio da posse de bola, levando perigo à meta dos anfitriões. No decorrer do jogo, o Oeste recuou os homens de frente e congestionou o meio-campo, mas a equipe alviverde continuou superior.

Se pelo meio estava difícil, os comandados de Luxemburgo passaram a explorar mais as laterais com sucesso, principalmente com avanços de Armero pela esquerda. Contudo, o time falhou na maioria das finalizações e precisou se contentar com um empate até o intervalo. "Estamos criando, mas temos que fazer o gol. Falta atenção na hora de chutar", lamentou Pierre no intervalo.

O Palmeiras seguiu mais ofensivo na etapa final, mas bastou o primeiro bom ataque dos donos da casa para o placar sair do zero. Aos 7min, Ademar fez para o Oeste e aumentou os ânimos no jogo.

Até que aos 25min, o clube alviverde conseguiu balançar a rede depois de tanto pressionar. Maurício Ramos completou de cabeça e deixou tudo igual. Quando parecia que os visitantes aumentariam a pressão para virar a partida, o Oeste retardou a posse de bola e manteve a igualdade sem grande problemas.

Na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras volta ao Parque Antarctica para enfrentar o Botafogo-SP, neste domingo, provavelmente com os reservas - o clube está de olho no duelo da semana que vem contra o Sport, pela Copa Libertadores. O Oeste, por sua vez, decide seu futuro na competição no mesmo dia diante do Guaratingutá, fora de casa.

OESTE 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 31/03/2009 (terça-feira)
Local: estádio Ildenor Picardi Semeghine, em Itápolis (SP)
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Auxiliares: Rafael Luiz da Silva e David Botelho Barbosa (SP)
Cartões amarelos: Dias, Ademar (OES); Cleiton Xavier, Diego Souza, Maurício Ramos, Pierre (PAL)
Gols: Ademar, aos 6min, Maurício Ramos, aos 25min do segundo tempo

OESTE
Weverton; Dedê, Dezinho, Adriano e Ademar; Dias (Leandro Melo), Glaydson, Luciano Santos e Bruninho (Caíque); Nei Paraíba e Luizinho (Leandro Love)
Técnico: João Ricardo

PALMEIRAS
Marcos; Mauricío Ramos, Danilo e Marcão (Lenny); Sandro Silva (Evandro), Pierre, Jumar (Marquinhos), Cleiton Xavier e Pablo Armero; Diego Souza e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fonte: UOL

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia