RESUMO NOTICIOSO DOS DISCURSOS DOS VEREADORES NA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA SEGUNDA-FEIRA, DIA 23 DE MARÇO DE 2009.

LUIZ CARLOS KATATAL (PTB)
Katatal falou sobre a função de legislador, frisando que tem 12 anos de experiência na vida pública. Frisou que às vezes é preciso evitar as discussões por pequenas coisas, porque na realidade o município precisa de muito mais. Falou que quando interfere nas discussões é porque quer o melhor para o município. Destacando que o trabalho das comissões tem sido importante para aprovação dos projetos em tempo recorde. Disse que os projetos podem tramitar até cinco dias em cada comissão e todos os vereadores estão trabalhando arduamente para que os projetos aprovados o mais rápido possível. Disse que é preciso que as discussões como a situação do lixo, da iluminação pública, da água e de outros tantos problemas que afetam o município, sejam discutidos no campo das idéias e que se encontre soluções para essas questões. Disse que deve haver harmonia entre os poderes e que as ações de interesses coletivos devem ser priorizadas.

VALDOMIRO CORÁ (PV)
O vereador iniciou seu discurso falando sobre os projetos em votação. Destacou o projeto de convênio com CERNIC, frisando a importância para o atendimento ás pessoas com deficiência. Disse que a Câmara irá apoiar e votar os projetos que forem bons para Cacoal. Falou que na ultima sessão, quando falou dos médicos de Cacoal e da Secretária da Semast, falou por que tinha certeza do que estava falando. Frisou que não pode aceitar que a secretária possa chamar os vereadores de mentirosos, acrescentando que o assessor da secretária veio para Cacoal para denunciar os candidatos na época da campanha. Pediu ao prefeito que demita os funcionários de outros municípios e que de prioridade ao povo de Cacoal. Enviou oficio ao Promotor Alexandre Jesus Queiroz, falando sobre a ação para resolver o problema de água em Cacoal. Pediu envio de oficio a Secretaria de Saúde, falando que a dengue esta pegando em Cacoal. Pediu que providencie um mutirão para resolver o problema. Enviou oficio ao secretário de obras falando da Iluminação Pública, no Bairro Vista alegre e no Riozinho, apresentando abaixo assinado desses moradores. Voltou a falar sobre o a situação da Unidade Mista. Falou que não tem atendimento e que boa parte dos médicos não está trabalhando. Disse que o povo merece respeito e que ira defender seus direitos até o ultimo dia de seu mandato.

CEZAR CASTRO (PV)
O vereador iniciou seu discurso falando sobre a manifestação dos moradores do Bairro Arco Iris. Frisando que é o único bairro que não tem nenhum palmo de asfalto. Falou do esquecimento do Poder público com esse bairro frisando que no local tem uma empresa que esta tendo dificuldade de acesso ao local. Falou da Avenida Carlos Gomes, pedindo a poda das arvores que esta atrapalhando a iluminação pública. Disse que visitou a Rodoviária Interestadual, falando que recebeu reclamações que o local esta com sérios problemas. Falou que na rodoviária do Colono foi feito um pequeno reparo. Falou que na interestadual é cobrado taxa de embarque e que esse dinheiro deve ser revertido na manutenção do local. Frisou que recebeu um documento da Eucatur informando que foi arrecado o valor R$7.957,00 em janeiro e em fevereiro foi arrecado mais R$6.834,00, somente de taxa de embarque desta empresa. Solicitou envio de oficio ao setor de arrecadação, pedindo informações onde estão sendo aplicados esses recursos. Disse que o forro esta caindo e que a caixa D água esta com problema, dizendo que as pessoas urinam nas proximidades dessa caixa onde é armazenada a água de uso daquela localidade. Cobrou providencias do executivo.

URIETY PRADO (PMDB)
A vereadora Uriety Prado Dorofê falou sobre suas indicações, destacando que a Rua Pedro Rodrigues esta intransitável e falta também calçadas. Pediu ao Secretário de Obras a recuperação urgente, frisando que muitas crianças usam aquela via, e estão correndo risco devido pela falta de calçadas. Pediu também a construção de calçada e iluminação pública na Rua José Cassiano Lopes, no Bairro Nova Esperança. Solicitou ainda através de oficio iluminação da Rua Graciliano Ramos e Jorge Amado, no Bairro Conjunto Halley. Frisou ainda que o município pode efetuar a construção de calçada e depois incluir no IPTU.

ANTÔNIO MASIOLI (PT)
O vereador Falou sobre a fundação cultural, que realizou uma oficina com a participação de renomados gestores. Disse que a oficina seria para Porto Velho, mas a diretora da fundação conseguiu trazer para Cacoal sendo importante para o desenvolvimento cultural do município. Falou sobre a importância de resgatar a história de Cacoal através da criação de um Museu. Falou que o prefeito esteve visitando as associações de moradores durante a última semana. Disse que os moradores do Bairro Arco Iris, que estiveram na Câmara reivindicando seus direitos estão no caminho certo. Frisou que a secretaria de planejamento estará se reunindo com os presidentes de associações para elaboração do PPA dos bairros. Destacou que o Conselho de Educação, do qual faz parte, esta se reunindo com vários segmentos do setor educacional buscando identificar os problemas. Falou do lançamento CD da jornalista Ormiza Soares, que teve o apoio da Fundação Cultural. Falou sobre as emendas parlamentares da Senadora Fátima Cleide, no valor de Um milhão de reais para Infra-estrutura do município. Falou também que o deputado Anselmo de Jesus está destinando mais 500 mil, para Cacoal, recurso esse do Ministério das Cidades. Falou sobre o jornal que circulou na cidade falando sobre o funcionamento da Câmara, falou que um jornal desse nível não atinge a sua pessoa. Disse que o jornal publicou matérias sem fundamento. Falou que na sexta-feira (27), o deputado Eduardo Valverde estará em Cacoal efetuando a entrega de equipamento e anunciando emendas.

PENHA SIMÃO (PMDB)
A vereadora voltou a falar da importância de valorizar os princípios éticos e morais. Falou de suas indicações cobrando a reforma do Prédio da Prefeitura do Riozinho. Falou que ali funciona uma biblioteca que é importante para a comunidade e para alunos realizarem suas pesquisas. Falou que o bairro Santo Antônio necessita de um projeto para a construção de uma creche. Falou da vala na Avenida Afonso Pena, no Bairro Princesa Isabel, que vem causando transtorno às pessoas que necessitam chegar ao Posto de Saúde e ao SESI. Parabenizou os moradores do Bairro Arco Iris, pela manifestação democrática, falando que é esse o papel do cidadão. Falou sobre a UMC, falou que a saúde esta doente sendo necessária uma mudança urgente. Disse que todos têm interesse de mudar, porem é preciso achar uma forma para essa mudança. “Criticar e fácil, mas ajudar é mais difícil”, disse a vereadora pedindo a compreensão da comunidade.

LOURDES KEMPER (PMDB)
A vereadora iniciou seu discurso falando de sua indicação à Secretaria de obras, pedindo iluminação da Rua Blumenau. Disse que a recuperação das ruas deve ser feita com urgência principalmente nas proximidades das escolas e universidades. Falou de sua preocupação com o meio com o meio ambiente. Pediu ao Secretário de Meio ambiente para que viabilize locais estratégicos para depósitos de pilhas e baterias e que esses locais possam ser mais divulgados. Disse que são vários os problemas que precisam ser resolvidos no município, devendo ser priorizados os serviços essências a população. Disse que esta visitando todas as secretarias reivindicando melhorias para o município. Falou do problema do transporte escolar do Cinturão Verde. Frisando que pé preciso buscar alternativas para resolver a questão. Falou também sobre a construção de calçadas, frisando que a calçada é de responsabilidade do proprietário. Falou do projeto do vereador Toninho Masioli para padronizar as calçadas, destacando que o município pode fazer o serviço e depois cobrar do contribuinte. Disse que ficará mais barato para o contribuinte. Falou da necessidade de construção de galerias na área rural para resolver o problema de escoamento da água de chuva. Falou sobre a construção de pequenas usinas para pasteurização de leite. Disse que Cacoal também deve ser contemplada. Destacou a importância de investir na agricultura familiar.

EUZEBIO BRIZON (PPS)
O vereador iniciou seu discurso falando que o vereador é muito cobrado e que precisa estar atento para os problemas que aflige a comunidade. Disse que a cidade não tem iluminação, mas todo mês vem a cobrança na conta. Falou também que a área rural não tem estradas trafegáveis, pedindo a secretaria de obras que resolva o problema. Falou que o Bairro Habitar Brasil esta sofrendo com a falta d e coleta de lixo. Pediu ao secretario de meio ambiente para que resolva com urgência o problema do lixo que esta tomando conta da cidade.

VALDECIR ANDRADE (PP)
O vereador iniciou seu discurso parabenizando o Salim por assumir a assessoria do prefeito. Parabenizou o governo do estado pelo recapeamento das ruas do município. Disse que às parcerias entre o Estado e o município é importante para o desenvolvimento. Falou que o município tem vários problemas e chamou a atenção para a questão do lixo da cidade. Disse que
Cacoal é uma cidade universitária que tem um comercio forte, que arrecada impostos e que essas coisas mínimas precisam ser resolvidas. Disse que os compromissos da Câmara estão sendo cumpridos com a, votação dos projetos. Falou que o projeto dos professores será votado e que as coisas precisam acontecer. Disse que o SAAEC efetuou um buraco no centro da cidade trazendo transtornos para as pessoas. Falou que os vereadores precisam trabalhar com responsabilidade por isso a necessidade de discussão dos projetos, frisando que é preciso pensar no futuro. Pediu ao executivo para não esquecer do produtor rural, falando do Feirão do Produtor e destacando a importância do seu funcionamento.

FERNANDO MINERVINO (PTB)
O Vereador falou sobre a reivindicação dos moradores do bairro Arco Iris. Disse que o bairro é o mais prejudicado, destacando que a câmara esta fazendo o seu papel, reivindicando e cobrando, porém é de competência do Executivo resolver os problemas. Pediu atenção especial na questão do estacionamento da marginal da BR 364, destacando que muitas empresas instaladas naquela localidade garantem geração de emprego e renda, sendo necessário um estacionamento naquela localidade. Falou também d e sua indicação para implantação de um novo projeto de sinalização do trânsito de Cacoal. Falou que Cacoal tem uma grande frota de veículos e merece uma sinalização adequada. Enviou oficio ao SAAE pedindo informação sobre o contrato de emergência com empresa feita no inicio do ano, para recuperação da adutora que havia rompido, destacando a necessidade de informar a população sobre o que foi realizado. Disse que é preciso resolver o problema de água em Cacoal. Falou que o projeto dando desconto no mês de janeiro deve ser maior. Falou que pela câmara já se passaram 11 projetos, frisando que todos foram analisados e que o projeto para contratação de professores irá resolver boa parte do problema educacional. Pediu união de todos para que as coisas possam começar a andar e a população não ficar no prejuízo.
DIRCOM/CMC-23-03-2009

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia