Combate dos governos a conteúdo extremista na Internet é ineficaz, diz estudo

Combate dos governos a conteúdo extremista na Internet é ineficaz, diz estudo
Redação Portal IMPRENSAAs tentativas de filtrar ou restringir o acesso a sites que preparam ponteciais terroristas suicidas são pouco práticas e pouco efetivas, revelou o estudo feito pelo International Center for the Study of Radicalisation and Political Violence (ICSR), em Londres.

Para o Instituto, os governos do ocidente exageraram o poder da Internet no recrutamento de militantes ao movimento extremista. Logo, as medidas de bloqueio destes conteúdos são "brutas, caras e contraproducentes".

Apesar da ineficiência dos controles dos governantes, o relatório admite que há pouco que os políticos possam fazer.

"A radicalização autônoma e o recrutamento autônomo via internet, com pouco ou nenhum relacionamento para com o mundo externo, raramente acontecem, e não existe motivo para supor que essa situação venha a mudar no futuro próximo", revela o estudo. "De fato, a internet é bastante ineficiente como forma de atrair novos recrutas".

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o estudo sugere, ainda, que os temores sobre o poder de radicalização da Internet parecem deslocados. Peter Neumann, presidente do ICSR, diz que não passam de quatro ou cinco os casos reportados na Europa em que o processo de recrutamento aconteceu totalmente on-line.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia