A CRISE E A GESTÃO DO TEMPO

Se alguém achava que a crise não ia chegar ao Brasil, deve ter mudado sua opinião com os números divulgados nas últimas semanas. O índice de emprego teve a maior queda da indústria em 8 anos; as empresas estão demitindo funcionários; os investimentos estão mais escassos, apesar das ações do governo; e muitos CEOs estão tentando fazer os resultados aparecerem neste ano. Mesmo em meio à crise, a imagem do presidente Lula continua ilesa, segundo a pesquisa CNT/Sensus, que ele mostrou ter aprovação de 84% em meio a toda essa turbulência.

As empresas de grande porte foram as primeiras a sentirem o problema, muitas estavam tão inchadas que as primeiras saídas foram as demissões em massa. A Microsoft, pela primeira vez na história, vai demitir quase 6 mil pessoas, a Nissan deve cortar 20 mil pessoas, entre outros casos que vimos acontecer na indústria.

Claro que uma parte dessas demissões é apenas resultado de má gestão no passado que ficou muito mais acentuada em tempos de recursos escassos. Seja por gestão ou por crise, todo esse processo levará as empresas, de qualquer porte ou qualquer tamanho a olhar para seu próprio umbigo e perguntar: como podemos tornar nossas operações mais produtivas? Como podemos fazer mais (ou o mesmo) com menos pessoas? Como garantir a execução da estratégia em mares violentos?

Se você acha que o trabalho diminuirá devido às demissões, prepare-se! Muitas empresas estão cortando departamentos pela metade, mas o trabalho não será cortado na mesma proporção. Mais trabalho com menos gente é igual a menos tempo, mais estresse e menos qualidade de vida. E o pior é que tudo isso de forma silenciosa, pois no meio dessa crise, ninguém vai ficar reclamando de sobrecarga, afinal é melhor estar cheio de coisas para fazer do que ter férias forçadas em casa.

A alta direção, os gestores e o pessoal de recursos humanos precisam ficar extremamente atentos a essa situação. Um ritmo desses pode prejudicar demais a produtividade da empresa e levar à perda de pessoas estratégicas, como nota-se nesta última semana. É um momento crucial de se usar o tempo com sabedoria.

Isso envolve a correta seleção de reais e verdadeiras prioridades, ensinar a equipe a usar o tempo de forma eficaz, aprender a minimizar o volume de reuniões, aumentar o resultado das reuniões necessárias entre outros. Uma pesquisa da AOL/Salary.com mostrou que um funcionário chega a gastar duas horas por dia com atividades puramente desnecessárias, que o fazem perder tempo. Multiplique essas horas pelo valor/hora da sua equipe e imagine o custo desse uso ineficaz de tempo.

Na maioria dos casos, a culpa por esse desperdício nem é da equipe. É a falta de conhecimento sobre métodos práticos para gestão do tempo pessoal e do líder em definir realmente o que deve ser focado, e o que deve ser tirado da agenda.

As empresas não medem o custo da improdutividade, mas se fizessem um pequeno levantamento perceberiam que muitas vezes, ao invés de simplesmente demitir, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade, olhando para os verdadeiros vilões de gestão: a improdutividade, a falta de foco, o excesso de urgências irreais, o mal uso do e-mail, os problemas com reuniões e a péssima gestão do tempo.

Em tempos de crise, nunca foi tão necessário e essencial usar o tempo com sabedoria e fazer a empresa dar saltos de produtividade para que as metas saiam do lugar e o impacto dessa crise global seja minimizado. São necessárias doses de trabalho sem estresse, inovação e qualidade de vida!

Christian Barbosa - Um dos maiores especialistas em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal e empresarial. Autor dos livros A Tríade do Tempo - A Evolução da Produtividade Pessoal, pela Editora Campus, e Você, Dona do Seu Tempo, pela Editora Gente. Sócio da Triad - empresa especializada em produtividade que presta consultoria, treinamento e oferece produtos diferenciados. Facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU - Empretec. Sua metodologia e teorias sobre produtividade ganharam destaque e importância nacional e internacional devido inovações e soluções diferenciadas.
www.triadedotempo.com.br e www.maistempo.com.br

* Christian Barbosa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia