No total foram realizadas 40 horas de treinamento que consistiu em manutenção e manuseio de tratores, além de orientações sobre procedimentos de segurança no trabalho
Para garantir a qualidade dos serviços dos trabalhadores rurais de Itanhaém, três operadores de máquinas participaram do Curso de Operação e Manutenção de tratores, concluído no dia 20, em Pariquera-Açu. No total, foram realizadas 40 horas de treinamento que consistiu em manutenção e manuseio de tratores, além de orientações sobre procedimentos de segurança no trabalho.
De acordo com o Diretor Municipal de Agricultura, Vinicius Camba de Almeida, a capacitação reflete diretamente na produção agrícola. “É importante que os trabalhadores rurais possam operar com presteza, profissionalismo e responsabilidade, os maquinários que a Prefeitura oferece, por meio do Programa Municipal de Máquina e Mecanização Agrícola. Isto fará com que as práticas de preparo de solo no plantio e condução de lavouras sejam mais produtivas”.
Durante todos os dias de curso, os trabalhadores rurais ficaram em alojamentos, inclusive com alimentação custeada pelos próprios proprietários das fazendas. A participação dos profissionais do campo no treinamento só foi possível por meio da parceria que o Departamento Municipal de Agricultura mantêm com a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco (Amibra).
EQUIPAMENTOS – O Programa de Máquina e Mecanização Agrícola, uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Programa de Desenvolvimento do Setor Agropecuário (PRODESA) e o Departamento de Agricultura, disponibiliza aos agricultores da Cidade equipamentos agrícolas para incentivar a produção agropecuária do Município.
Os produtores rurais possuem a disposição um trator agrícola, equipado com sulcador, conjunto perfurador, esparramador de calcário, uma enxada rotativa, duas carretas agrícolas de duas rodas, um conjunto de lâmina, pá carregadeira dianteira, e uma grade aradora intermediária.
Neste ano, o Programa adquiriu mais uma bomba pulverizadora de barras com capacidade para 600 litros, roçadeira hidráulica de 1,65 metro de diâmetro, uma grade niveladora com 24 discos, uma picadeira/ensiladeira e dois pulverizadores costais motorizados.
CATI promove curso para bananicultores nesta quinta-feira (2)
Nesta quinta – feira (2), a partir das 8h30, na Escola Municipal Mambú, o Departamento Municipal de Agricultura, em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado, realizará um curso sobre operação, regulagem e utilização de pulverizadores costais motorizados. A capacitação será exclusivamente para os bananicultores, que terá como instrutor o Engenheiro Agrônomo da CATI, Aguinaldo José de Oliveira.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Trabalhadores rurais recebem treinamento para manuseio de tratores
05:43
Daniel Oliveira da Paixão