PRODENDÊ será lançado em Rondônia na próxima terça-feira

No próximo dia 28 de abril, terça-feira, às 9:00 horas no auditório do Tribunal de Contas do Estado, acontece a solenidade de lançamento do Programa do Pólo de Desenvolvimento de Dendê de Rondônia (PRODENDÊ). Um projeto que objetiva promover o potencial de desenvolvimento do agronegócio do dendê nas regiões de planejamento do estado (II e III), assim como também melhorar as condições de vida dos residentes nestas localidades, acelerar o crescimento do PIB do Estado, recuperar áreas degradadas da floresta tropical, e também contribuir para a atenuação das mudanças climáticas no planeta.

O governador Ivo Cassol estará presente e durante a cerimônia assinará o decreto de institucionalização do PRODENDÊ, criando a Comissão Interinstitucional do Poder Executivo, formada por representantes das secretarias envolvidas e que ficará responsável pela negociação específica dos mecanismos institucionais e dos instrumentos econômicos, para a promoção de projetos do Programa.

Também participarão do lançamento do PRODENDÊ, o fundador da Construtora Odebrecht, Norberto Odebrecht; o Ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, o ex-ministro da Fazenda e atual Presidente da Phorum Consultoria, Paulo Haddad, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Neodi Carlos de Oliveira, o Presidente do Tribunal de Contas, José Gomes de Melo, o diretor de Contratos da Odebrecht, José Bonifácio Pinto Júnior, e o Diretor da Santo Antônio Energia, Roberto Simões.

Durante o evento serão abordados temas como: o agronegócio do dendê como alternativa de desenvolvimento sustentável da Amazônia; mudanças climáticas e biocombustíveis, assim como também haverá uma explanação sobre o programa, suas características, as dimensões tecnológicas (agrícolas e industriais), as estruturas de custos financeiros e econômicos, a rentabilidade financeira, a rentabilidade social e a sustentabilidade ambiental.

O dendêO dendezeiro é a oleaginosa tropical de maior rendimento existente, chegando a produzir dez vezes mais óleo do que a soja, quatro vezes mais do que o amendoim e duas vezes mais do que o coco-da-baía. De seus frutos obtêm-se duas qualidades diferentes de óleos, com usos também diversos. O azeite-de-dendê é extraído da polpa do fruto do dendezeiro. De sabor doce, cheiro forte e densa consistência, além de sua larga aplicação culinária, esse óleo tem usos na indústria química e, quando refinado, desodorizado e branqueado é também matéria-prima para a industrialização de maioneses e margarinas. O nobre óleo de palmiste, por sua vez, é produto extraído da amêndoa do fruto do dendezeiro, tendo aplicações na indústria cosmética e na produção de chocolate, onde pode substituir a manteiga de cacau, alcançando altos preços no mercado internacional.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia