Jovens técnicos-agrícolas iniciam suas atividades empreendedoras

Cerca de 20 técnicos-agrícolas formados pela Escola Agrotécnica Federal de Colorado d’Oeste, participantes do projeto Jovem Empreendedor Rural, realizado pelo Instituto Cooperforte e Sebrae, receberam no último dia 8, kits apícolas para iniciarem sua própria produção de mel. Essa iniciativa objetiva a cultura empreendedora desde a formação educacional dos jovens formandos.

Rafael de Souza Cavassani, técnico-agrícola com habilitação em agropecuária e um dos jovens contemplados, conta que estudou por três anos na escola-técnica, e durante sua formação participou de cursos no ramo apícola, como: capacitação em empreendedorismo, gestão ambiental, marketing, técnicas de manejo e produção apícola, divididos em nove etapas.

“A perspectiva para o mercado de trabalho é muito boa, além de estar formado, agora conto com instrumentos para iniciar minhas atividades empreendedoras na produção de mel, conta Cavassini”. Para o jovem produtor, essa é uma grande oportunidade de aumentar a renda de sua família. Ele ainda pretende comercializar sua produção em todo o cone sul do estado de Rondônia.

Durante a entrega dos kits, realizada na escola técnica em Colorado, o presidente do Instituto Cooperforte frisou a importância dessas iniciativas. José Rogaciário valorizou a iniciativa pela participação dos jovens. “Essa capacitação técnica aplicada ao agro negócio cria uma nova perspectiva para o jovem rural, e dá a ele a oportunidade de formação, não ficando apenas com o conhecimento familiar, que muitas vezes representa apenas uma cultura de subsistência” frisou o presidente.

Paulo César Alvim, gerente da unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, enfatizou o alcance dessa ação. “Formações como essa fazem com que os jovens atuantes na zona rural deixem de plantar para sobreviver e comecem a plantar por melhores condições”, disse Alvim.

Parcerias
Após a entrega dos kits, o presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário, acompanhado dos técnicos do Sebrae nacional, além de seu superintendente em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, foram à Prefeitura de Vilhena e reuniram-se com o Secretário de Planejamento do município, Heitor Tinti Batista.

Durante o encontro foram discutidas parcerias entre o Instituto, o Sebrae e a Prefeitura Municipal na área de apicultura. A COOAPA – Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, que recentemente foi completamente reformada com investimentos do Cooperforte e Sebrae, também foi visitada pela comitiva .

São parceiros do projeto Jovem Empreendedor Ruaral a COOAPA – Cooperativa Apícola Portal da Amazônia, as Prefeituras de Vilhena e Colorado D’Oeste e a Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia