Chicão tem trabalho enaltecido durante Semana indígena

Paulo Henrique Silva - O sertanista Francisco de Assis da Silva, conhecido como Chicão da Funai, é o homenageado da Semana dos Povos Indígenas 2009. A comunidade indígena, através de cartazes expostos na sessão de visitas, apresenta a sociedade alguns dos serviços prestados por Chicão às comunidades indígenas de diversas etnias. Nesta segunda-feira, 13, o sertanista foi referendado por diversos vereadores durante a sessão parlamentar. O evento acontece de 13 a 17 de abril no auditório da Câmara Municipal de Cacoal.

Biografia
O Sertanista Chicão nasceu no ano de 1948, na cidade de Souza, município da Paraíba. Ingressou na Funai no ano de 1966 quando ainda era chamado de Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Trabalhou em diversos estados brasileiros. Veio a Rondônia pela primeira vez no ano de 1975. Aqui, trabalhou como armazenista, mas seu sonho, nutrido há anos, era ser indigenista.

Com uma vasta folha de serviços em prol das comunidades indígenas, Chicão trabalhou como diretor do Parque Nacional do Xingu, Parque do Araguaia, Administrador do Parque Indígena do Aripuanã, Delegado Regional em Porto Seguro - BA, na 10ª Delegacia Regional em Roraima, assessor da Superintendência Geral em Brasília - DF, da Superintendência Regional de Cuiabá - MT e atualmente como assessor para assuntos indígenas no município de Cacoal desde 2005. Chicão relata, com saudades, o trabalho que desenvolveu ao lado de Sertanistas renomados que o inspiraram nos dias atuais, como o saudoso Apoena Meireles e Irmãos Vilas Boas.

Reconhecimento
Tribos e aldeias como Yaualapiti, Kamaiurá, Kuikuro, Kaiabi, Mainaco, Waurá , Matipô , Xingu, Caiapó, Carajás, Aripuanã, Cinta Larga e o povo Suruí enaltecem o trabalho realizado pelo sertanista Francisco de Assis. Dentre um dos méritos alcançados, destaca-se a condecoração com a medalha Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em reconhecimento aos trabalhos em benefício à causa indígena, concedida pela Sociedade Geográfica Brasileira. Foi considerado o sertanista mais jovem e atuante em prol da causa indígena no ano de 1983, na Direção do Parque Nacional do Xingu, com o apoio do Senhor Orlando Vilas Boas e Apoena Meireles.
Ações realizadas em prol das comunidades Suruis

Chicão conseguiu no ano de 2007, valorizar a cultura indígena. O sertanista, junto à administração municipal cedeu um boxe na rodoviária interestadual para que os artesanatos, produzidos pelas comunidades indígenas de Cacoal e região, fossem comercializados em grande escala. Antes, os índios vendiam seus produtos nas ruas e não tinham um ponto de referência. "Para valorizar a cultura indígena, a prefeitura de Cacoal criou um espaço exclusivo para promover a divulgação dos produtos indígenas, gerando emprego e renda dentro das aldeias" destacou o assessor.
A semana dos povos indígenas 2009, idealizada pelos vereadores penha Simão e Antonio Masioli, destacam a importância do índio no município de Cacoal e para o Brasil. O evento tem como objetivo estimular o debate sobre a realidade atual dos povos indígenas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia