Jovens assumem a direção dos debates em seminário promovido pela Assembléia Legislativa

A Assembléia Legislativa de Rondônia promoveu nesta terça-feira o I Seminário de Políticas para a Juventude na Administração Pública, idealizado pela Comissão Especial de Apoio a Juventude do Legislativo. Estiveram presentes ao seminário, os deputados estaduais Neri Firigolo, Professor Dantas e Daniela Amorim. A mesa inicial dos trabalhos foi composta também pela seguintes autoridades e personalidades: Tânia Terezinha da Secretaria Estadual de Ação Social; José Ricardo da Secretaria Nacional da Juventude; André Kamai da Assessoria da Juventude do Governo do Acre: Edgales Benício da Assessoria para a Juventude da Prefeitura de Porto Velho; Marcos Tessila do Ministério Público Estadual e o Major Holanda representando o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia.
Após a abertura solene do evento, o Ministério de Jovens, da Paróquia São Tiago da Igreja Católica, fez uma apresentação teatral, abordando diversas temáticas vivenciadas pelos jovens, como os conflitos com a família, a violência urbana e o uso de drogas.
O deputado Neri Firigolo, presidente da Comissão Especial de Políticas para a Juventude da Assembléia Legislativa, afirmou que se observa de forma assustadora, pouca ação de governo em todos os níveis visando a inclusão dos jovens, o que é temerário, diante do contingente expressivo desta faixa etária. Para o parlamentar, o seminário é de grande importância por ser o marco inicial para preparar os organismos públicos, visando uma efetiva participação dos jovens, bem como, a implantação de políticas voltadas para atender a juventude.
Já o relator da Comissão Especial da Juventude, deputado Professor Dantas (PT), destacou que os jovens estão sem apoio até mesmo em suas próprias comunidades, se fazendo necessário, portanto, investimentos reais, visando a inclusão dos jovens principalmente na preparação para o mercado de trabalho e sua atuação enquanto cidadão.
A representação da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos do Estado de Rondônia colocou a disposição das representações dos jovens o desenvolvimento de oficinas especializadas de combate ao assédio moral nas escolas, faculdades, empresas e órgãos públicos, disponibilizando o email: associacao_tgrh@hotmail.com.
O representante da Polícia Militar de Rondônia, Major Holanda fez um retrospecto do Programa Educacional de Repressão às Drogas e Violência desenvolvido pelas PMs de todo o país desde o ano de 2000, e o recente programa JCC – Juventude Construindo a Cidadania, que tem como objetivo conter os altos índices de violência e uso de drogas, principalmente no meio escolar.
O promotor Marcos Tessila lembrou os altos índices de violência entre jovens, gravidez precoce, consumo de drogas entre outros problemas. “A nossa função é garantir a segurança desses jovens e eu espero que a Assembléia Legislativa consiga criar políticas públicas de alcance às necessidades de crianças, adolescentes e jovens que precisam que ter como amparo o cumprimento dessas leis”, disse.
Uma apresentação musical do grupo JCC- Jovens Construindo Cidadania, criado pela Polícia Militar do Estado, marcou o seminário com o hino oficial do grupo e uma música sobre amizade, respeito e proteção.
O discurso de André Kamai, assessor de Juventude do Governo do Acre, mostrou números resultantes do trabalho desenvolvido no Estado vizinho e acrescentou que políticas públicas devem ser feitas de maneira integral, fazendo parte da estratégia de desenvolvimento social e econômico de uma cidade; transversal, envolvendo agentes políticos, gestores, funcionários, assessores, e da sociedade; sistematizada, estudando a dinâmica da juventude, bem como suas necessidades e características; incisiva, com respostas para os problemas; e participativa, promovendo debates de integração social entre a juventude e outras camadas da sociedade. A exemplo disso, André falou sobre as ações já executadas no Acre, incluindo a rede de escolas técnicas de serviços, saúde, floresta, com promoção de jogos escolares, esporte, bolsa atleta, usina de arte, construção de praças e quadras esportivas, entre outras ações que incluem o jovem nas atividades
diárias da comunidade.
A Coordenadora da Juventude de Machadinho do Oeste, Jane Siconi, discorreu sobre a implantação do órgão em 2007 e os resultados obtidos pelo município. Edjales Benício, da Coordenadoria da Juventude de Porto Velho destacou o alto índice de ocorrências policias envolvendo jovens na capital e as ações que estão sendo implantadas nas áreas de esporte, lazer e qualificação profissional para combater a ociosidade dos jovens
O Major PM Holanda lamentou a ausência de projetos sociais voltadas aos jovens, como forma de afastá-los do crime. Muito se gasta com repressão e pouco com a prevenção, afirmou
Drogas e doenças sexuais de índios que migram para a cidade foram as principais preocupações de lideranças indígenas.
Tânia Terezinha, Secretaria Estadual de Ação Social, elencou as políticas publicas para os jovens, destacando a criação da coordenadoria da juventude
Jose Ricardo, da Secretaria Nacional da Juventude, destacou os quatro eixos principais da política para os jovens: o acesso ao trabalho, a educação, a cultura e lazer e participação nas ações de cidadania.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia