Especialistas discutirão o futuro da radiodifusão brasileira

Os mais destacados nomes de diversas áreas do conhecimento, da área empresarial e do setor público do país estarão reunidos entre os dias 19 e 21 de maio deste ano, em Brasília, no 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
Com o tema central Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, o evento vai abordar alguns dos principais assuntos do momento para o setor e para o país. Estão convidados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a solenidade de abertura, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para uma exposição sobre o momento do Brasil e suas perspectivas, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que irá traçar o panorama das comunicações digitais no Brasil.
O programa prevê ainda sete conferências, oito painéis temáticos e quatro legislativos, com a participação de especialistas, empresários e parlamentares. Estará na pauta a Conferência Nacional de Comunicação, em painel com a participação dos deputados Luiza Erundina (PSB-SP) e Paulo Bornhausen (DEM-SC) e do vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo e consultor da Abert, Evandro Guimarães.
Um dos destaques será a plenária sobre as perspectivas do rádio na era da convergência, com o norte-americano Gerardo Tabio, fundador e presidente da Creative Resources Group, empresa especializada em consultoria de mídia e marketing, com clientes do porte da CBS Radio, Turner Entertainment e BBC. Um dos mais destacados consultores da indústria da radiodifusão nos Estados Unidos, com 30 anos de experiência no setor, Tabio tratará do papel reservado ao rádio a partir do surgimento de novas mídias, plataformas de distribuição e formas de consumo.
A importância da publicidade para a democracia brasileira e o desenvolvimento econômico será discutida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o publicitário Roberto Duailibi.
Os entraves burocráticos para a regularização das emissoras e as oportunidades de modernização do atual sistema pelo Ministério das Comunicações é outro tema importante do Congresso. Para este painel estão confirmados o consultor jurídico do Minicom, Marcelo Bechara, e o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara, além da participação de representante da radiodifusão.
O evento será encerrado com uma conferência da filósofa e psicanalista Viviane Mosé, que apresentará uma visão contemporânea sobre competição e ética no rádio e na TV. Escritora e poeta, Viviane criou um quadro no Programa Fantástico, da Rede Globo, em que adaptava conceitos de filosofia para uma linguagem cotidiana. Para conhecer o programa completo e outras informações sobre o Congresso, acesse www.abert.org.br/25/.

Credenciamento de jornalistas
Para fazer o credenciamento, baste preencher o formulário eletrônico acesse aqui. Informações adicionais podem ser obtidas com a assessoria de comunicação da Abert pelos telefones (61) 2104-4610 ou (61)2104-4613.


Temas técnicos terão destaque no Congresso 2009
A edição deste ano terá oito oficinas técnicas para a discussão de questões que afetam o cotidiano da televisão e do rádio, especialmente, das 2,6 mil emissoras de pequeno e médio porte espalhadas pelo país, explica o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero. "Os tempos atuais impõem desafios novos à sociedade brasileira. Consciente de seu papel, a radiodifusão vai discutir temas estratégicos para o país e para o próprio setor", afirma.
Nas oficinas técnicas, serão tratados temas como gestão e sucessão familiar, publicidade governamental, relações trabalhistas, a atividade de rádios ilegais e a digitalização do rádio. Para falar sobre esses assuntos, está prevista a participação de especialistas de instituições como FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Sebrae, órgãos públicos como Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Ministério das Comunicações e BNDES, e de empresas como a francesa DRM e a norte-americana Ibiquity. As duas fabricantes apresentarão o seu padrão para o rádio digital, no momento em que se aguarda a abertura de consulta pública pelo Minicom para a escolha da melhor alternativa para o rádio brasileiro.
No Ano da França no Brasil, o Congresso da Radiodifusão abre espaço a Rádio França Internacional - RFI, líder de informação no idioma francês e uma das rádios internacionais mais importantes no mundo. A rádio transmite programas para o mundo inteiro, 24 horas por dia, em 19 idiomas. A oficina dedicada à RFI apresentará a experiência da radiodifusão francesa e permitirá a troca de informações.
Haverá também quatro painéis legislativos, que vão debater, por exemplo, a flexibilização da Voz do Brasil e o ressarcimento fiscal para empresas optantes do Simples. Estão convidados integrantes de comissões permanentes da Câmara dos Deputados e do Senado, como os deputados Antonio Palocci (PT-SP), Júlio Semeghini (PSDB-SP) e Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) e os senadores Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), Francisco Dornelles (PPB-RJ) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
Engenheiros e técnicos do setor poderão participar ainda de dois eventos paralelos, a Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, com expositores nacionais e estrangeiros, e o Seminário Técnico, dedicado a profissionais da radiodifusão, para a discussão de tecnologias, equipamentos e outras questões operacionais.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia