Comurg terá plano de cargos e salários

O vereador Gari Negro Jobs (PSL-GO), presidente da Comissão de Trabalho da Câmara Municipal de Goiânia, propôs a criação do Plano de Cargos e Salários para os garis e demais funcionários da Comurg e recebeu sinal positivo da empresa para abrir a negociação. O presidente Wolney Wagner Siqueira Jr., segundo Jobs, afirma que o projeto do vereador é viável e a Comurg criará uma comissão para analisar a proposta. Negro Jobs é gari concursado da empresa desde 2006.

O presidente informou para Jobs que o grupo será composto pelo contencioso da Comurg, representantes da auditoria pública, emissários do poder executivo, juristas trabalhistas e o próprio vereador. Na próxima semana, Jobs espera conversar com o presidente da empresa para discutir cronograma de encontro e discussões.
"Queremos atender a todos os profissionais da Comurg, sem inviabilizar a empresa, que tem papel fundamental na estrutura do município. Além do mais, devemos fazer um amplo estudo jurídico, compreender a lei e aplicar o que for correto e justo. Só acho que dar mais dignidade para o funcionário produzirá efeitos práticos para toda a população", afirma o vereador.

De acordo com Negro Jobs, a instituição de um plano de cargos e salários é sonho antigo da classe profissional, que ainda não tem plano de saúde nem outros direitos fundamentais garantidos. "Vamos conseguir estes direitos de forma gradual. O Plano de Cargos é perfeitamente possível. Uma cidade como Minaçu, menor que Goiânia, já tem seu plano instituído. Lá, o sistema também não atendia merendeiras, garis e auxiliares de serviços gerais. Mas agora todo funcionário é atendido".
Dentro das normas de direito público, que regulam a administração do município, a Comurg se caracteriza como empresa de economia mista. Ou seja, ela não segue as normas estatutárias de serviço público, mas mistura regras de empresas privadas e públicas. O profissional gari é enquadrado nas normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os funcionários celetistas têm direito a plano de cargos e salários, mas a Comurg ainda não oferece esta previsão de direito trabalhista. Wagner Siqueira afirmou que é de interesse do próprio prefeito Iris Rezende (PMDB) a instituição do Plano de Cargos e Salários, fato que daria mais dignidade ao trabalhador da Comurg. Jobs pretende discutir outros mecanismos, caso de remuneração diferenciada quanto ao horário de trabalho, pois a maioria dos garis prefere o período noturno por conta da exposição do sol. O vereador quer também discutir na Comissão do Trabalho a possibilidade de legal de levar o Plano de cargos e Salários para outros setores profissionais do poder público.

Assessoria de Comunicação
3524 4344, 91116887, 92664169

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia