LUIZ CARLOS DE SOUZA PINTO (PTB)
Katatal iniciou seu discurso falando do projeto Recuperando as Cidades, que está sendo implementado pelo Governo do Estado e que beneficiará todos os municípios do Estado de Rondônia. Disse que Cacoal em breve será contemplado. Destacou a importância do fortalecimento das parcerias do Poder Executivo Municipal com o Governador, frisando que, quem ganha é a população. Falou que quando uma administração vai mal quem perde é todo o povo, por isso a necessidade de unir forças e buscar soluções urgentes para os problemas. Falou que algumas coisas na administração estão emperradas e que precisam caminhar. Cobrou agilidade dos setores da administração no sentido de resolver as questões emergências. Falou ao Secretário de Obras que é possível fazer alguma coisa sim, basta priorizar as ações. Falou que o projeto do Governo do Estado já iniciou em quatro cidades e em breve chegará a Cacoal. Falou sobre os dois anos da morte do Advogado Valter Nunes de Almeida, frisando que a impunidade continua apesar dos esforços das autoridades para solucionar o caso. Frisou que até policia federal esteve no caso. Destacou que é preciso uma reflexão sobre a segurança e a violência no município. Falou também da morte do empresário Elias Esperândio do ex-procurador do município, advogado Odemar Góis que até hoje estão insolúveis. Disse que os crimes ocorridos são de pistolagem e fica sempre a pergunta, quem será a próxima vitima? Falou do Assentamento Vitória, destacando que o que a Lei determina é preciso cumprir. Disse que na administração tem problemas que precisam ser enfrentados, destacando que os problemas daquele bairro serão resolvidos quando a regularização da área.
CESAR CASTRO (PV)
O vereador falou de suas indicações pedindo sinalização de mão e contra mão na Rua dos Esportes, frisando que é um local de acesso a UNESC e de grande importância devido ao grande fluxo de veículos. Indicou á Secretaria de Saúde o concerto do aparelho de Eletro Cardiograma, do Hospital Materno Infantil. Indicou recuperação de uma ponte na Rua Jorge Amado, disse que a cabeceira cedeu dos dois lados impossibilitando a passagem no local. Indicou a SEMTTRAN mão única na Rua Presidente Medice, devido grande fluxo de veículos, por ser via de acesso a FACIMED. Falou que o mesmo problema acontece na Rua Lutherking. Pediu o patrolamento e cascalhamento da Linha 14, travessão Santana. Falou do Programa Pró Jovem, frisando que a SEMAST recebe todo mês 14 mil reais, para manter 300 jovens no programa, porém apenas 20 estão sendo atendidos. Pediu informações onde está sendo aplicado esse recurso. Pediu novamente envio de oficio a secretaria responsável pela taxas de embarques da Rodoviária Interestadual, destacando que os problemas continuam.
URIETY PRADO DOROFÊ (PMDB)
A vereadora falou de suas indicações para a Escola Ruth Vieira Bexiga no Riozinho, que esta faltando zeladora. Frisou que é somente uma pessoa para fazer a limpeza e a merenda. Pediu atenção do Secretário de Educação nesse sentido. Cobrou da Secretaria de Obras a recuperação das ruas e pediu prioridade nas proximidades das escolas, Bernardo Guimarães e Cora Coralina. Solicitou o envio de oficio à Secretaria de Obras pedindo a recuperação de um buraco na Avenida Cuiabá, próximo ao numero 1805, onde já aconteceram acidentes com veículos. Falou de sua preocupação com os funcionários da Secretaria de Obras, que estão com os salários defasados, pedindo aos secretários de Administração e Obras para que olhem com carinho para esses trabalhadores, que são os responsáveis por todo trabalho pesado no município.
VALDOMIRO CORÁ (PV)
O vereador falou em seu discurso sobre a preocupação com o fechamento de empresas em Cacoal. Disse que uma empresa no Distrito do Riozinho esta fechando suas portas, gerava mais de 80 empregos, sendo que 60 já foram demitidos. Destacou que o executivo ainda esta multando as empresas e que fica impossível gerar empregos. Sugeriu ao prefeito que converse com os empresários para que juntos encontrem uma solução e evitem as multas, para que as empresas possam continuar trabalhando e gerando empregos em Cacoal. Pediu uma comissão para verificar a situação dos moradores do Assentamento Vitória, falando da necessidade de resolver os problemas daquela comunidade. Destacou que há mais 30 dias o lixo não é recolhido, falta água, energia, e ruas, etc. Pediu respeito com aquelas pessoas. Falou que tem uma cópia do documento da compra e venda da propriedade, que esta na justiça e que esse terreno pertence ao Sr. Antônio Carlos. Pediu reunião com todos os vereadores e prefeito para que juntos possam encontrar uma solução. Falou que tem muita coisa errada que precisam ser revista. Solicitou envio de oficio a todos os deputados federais e senadores de Rondônia pedindo solução para a saúde.
ANTONIO MASIOLI (PT)
O vereador falou da assinatura de convênio com a ABISAI, destacando o belíssimo trabalho prestado à comunidade. Informando que a contribuição com a entidade poderá ser feita através da conta de água. Falou sobre o asfalto que esta sendo licitado. Disse que esta sendo verificada a interligação das ruas, onde faltam pequenos trechos para concluir, destacando o acesso ao Bairro Village do Sol. Disse que é importante interligar esses trechos. Falou do convênio com a APACA – que irá contribuir com a redução de pena e ajudar no sustento das famílias dos apenados. Falou da Audiência Pública da Saúde, para prestação de conta. Falou da viagem do prefeito em busca de alternativa para a questão d água e do lixo. Falou que houve uma luta muito grande para que o SAAE continuasse como Autarquia do município, reafirmando o compromisso do executivo em manter o SAAE funcionando como Autarquia. Falou da operação tapa buraco que o secretário de obras já esta iniciando. Falou sobre a programação para a semana de 13 a 20 de abril em comemoração ao Dia do Índio, destacando a realização de palestras e varias atividades. Falou de sua luta em Cacoal, em particular com as questões indígenas e com as minorias, falou das provocações que vem sofrendo. Disse que faz sim, a defesa de varias classes, frisando que não é representante de nenhum grupo, mas nos 27 anos trabalhou sempre com dignidade defendendo os interesses do povo de Cacoal. Disse que a falta de inteligência acaba gerando constrangimento, porém não lhe afetam. Frisou que representa a comunidade de Cacoal e defende os direitos daqueles que tem e as provocações são apenas para atingir interesses próprios. Frisou que ira defender aquilo que é certo e que não irá pactuar com interesse individual, mas sim continuará lutando em beneficio da melhoria da qualidade de vida do povo de Cacoal.
PENHA SIMÃO (PMDB)
A vereadora iniciou seu discurso dizendo que é importante defender as idéias em prol do povo de Cacoal. Disse que o município esta numa situação difícil, mas é preciso responsabilidade com a coisa pública. Pediu ao Secretário de obras que aproveite os dias de sol para recuperar as partes criticas do município. Falou que política une as pessoas para um bem maior, e que visa trazer benefícios a todos. Disse que é preciso união e força para buscar os nossos ideais. Falou da sinalização das marginais da BR 364, falando da importância de uma sinalização adequada. Disse que muitas vidas já foram ceifadas devido à sinalização precária. Destacou que as placas de “Pare” devem estar visíveis. Indicou à secretaria de Educação a informatização das salas dos professores nas escolas municipais, frisando que é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e oferecer condições aos professores e estudantes. “Sabemos que o computador e um mecanismo barato e que o município pode subsidiar as escolas para que professores e alunos possam ter acesso a esse meio de informação”, disse a vereadora. Indicou ainda a recuperação da Rua Niterói, frisando que é um problema antigo, porem é preciso uma recuperação total, já que os moradores não conseguem chegar as suas residências.
LOURDES KEMPER (PMDB)
Falou de sua indicação pedindo recuperação de dois bueiros na Linha 11 KM 3, e uma ponte também na Linha 11 KM 06. Disse que sabe do empenho da secretaria de obras para recuperar os setores críticos, porém a chuva tem prejudicado esses trabalhos. Falou sobre os funcionários da secretaria de obras que estão insatisfeitos com os salários, frisando que é preciso estudo para resolver a situação, haja vista a grande importância desses servidores para o município. Enviou oficio ao gerente da Ceron pedindo iluminação pública na Linha 208 na entrada do Cacoal Selva Park (Sitio do Nério). Falou que em breve a Secretaria de Obras estará resolvendo os problemas de Iluminação Pública do município. Frisou que esteve na Secretaria de Obras e foi informada que nos próximos dias estará acontecendo à licitação para recuperação com massa aslfatica. Falou que será recuperada a Rua Padre Ezequiel, que interliga os bairros Teixeirão e Village. Falou do Projeto Fitha, destacando que serão recuperadas as Linhas 6, 7, 8, 12 e 13 e as demais será de responsabilidade do município, sendo que os serviços iniciam já na primeira semana do mês de maio. Falou que esteve no Auditório da Unir representando a Câmara no evento Água Qualidade de Vida, promovido pela Secretaria de Meio ambiente, destacando a participação de pessoas renomadas que palestraram para os jovens, conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
EUZÉBIO BRIZON (PPS)
O vereador falou sobre suas indicações pedindo Caixa D água para o Bairro Habitar Brasil, frisando que a conta todo mês esta indo mais a água não. Pediu recuperação da Rua Antonio Sergio Barbosa, próximo ao posto de Saúde do Village do Sol. Pediu guarda de transito próximo a Escola Augustinho Góis. Disse que recebeu um oficio do deputado Moreira Mendes (PPS), informando sobre o recurso no valor de 300 mil para construção de uma Praça no Bairro Brizon. Falou que no local já funciona um campo de futebol, porém a comunidade irá decidir para onde será destinado o recurso. Disse que irá reunir a comunidade e prevalecerá a vontade da maioria.
FERNANDO MINERVINO (PTB)
O vereador agradeceu o apoio dos vereadores falando da morte de seu cunhado, vitima de acidente em Rolim de Moura. Falou de sua preocupação com a violência no transito, pedindo envio de oficio ao Senhor Carlos Quirino, solicitando a retomada do Projeto Pró Vida, visando evitar que vidas sejam ceifadas no município. Agradeceu o assessor do prefeito Salim e ao Cidão pela recuperação da Estrada da Promessa. Enviou oficio ao Secretário Marcélio e ao secretário de Obras falando da visita realizada, visando o planejamento para recuperação do bairro Arco Íris. Solicitou o envio de oficio ao Conselho Municipal de segurança, Inspetor Ribeiro, para que o conselho possa participar do novo projeto de sinalização do transito de Cacoal. Disse que irá buscar recursos junto aos deputados estaduais e federais nesse sentido. Disse que a sinalização de Cacoal deve ser prioridade, destacando que o investimento no transito poderá evitar muitos prejuízos. Falou do Bairro Arco Íris pedindo atenção especial. Solicitou o bloqueteamento daquele bairro. Falou também de sua indicação para a Rua Pedro Rodrigues cobrando recuperação total do asfalto e calçadas. Pediu também a recuperação de uma Ponte na Linha 12, cobrando atenção da Secretaria de Agricultura, frisando que atende varias famílias e que é necessário para escoamento da produção. Pediu apoio às empresas para geração de empregos.
VALDECIR ANDRADE (PP)
O vereador iniciou seu discurso parabenizando a diretoria do CREDICACOAL, nas pessoas do presidente Gilmar Odorisi, Dr. Vornei, vice-presidente Dr. Arthur e funcionários. Falou sobre a importância do cooperativismo no município de Cacoal, destacando os nove anos de atuação da CREDICACOAL. Falou que é uma cooperativa que esta dando certo e que tem uma grande contribuição no desenvolvimento do município. Disse que foi votado o conselho fiscal da cooperativa na última semana. Parabenizou todos os membros cooperados, frisando que é uma empresa que começou pequena e hoje é grande. Destacou que a sua fundação foi em 19 setembro de 1999, porém foi concretizada no dia 1 de abril de 2000. Falou que nos 9 anos de fundação a cooperativa já destinou lucros na ordem de 14 milhões de reais aos seus cooperados.– somente neste ano já foram mais de um milhão. Disse que gera empregos em Cacoal e Ministro Andreazza. Pediu envio de oficio parabenizando todos os membros da CREDICACOAL. Falou também sobre a necessidade de estar revendo o Plano Diretor do Município, destacando os prejuízos sofridos na construção civil. Disse que o afastamento de 4 metros inviabiliza algumas construções. Falou que o município precisa estar mais próximo do governo do Estado, falando que na gestão passada o município já perdeu com isso. Destacou que a administração precisa ter cuidado para resolver os problemas do município. Falando que as brigas políticas acabam trazendo prejuízos para Cacoal. Destacou que o governo federal deve priorizar a agricultura, cobrando parcerias para que Cacoal cresça e se desenvolva e garanta um futuro melhor para todos.
ASCOM/CMC
Nilcéia Freitas – DRT 920/RO
RESUMO DOS DISCURSOS DOS VEREADORES NA 7º SESSÃO ORDINÁRIA DA CMC- PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO
09:34
Daniel Oliveira da Paixão