A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou uma operação contra invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na comunidade Terra Santa, em Porto Velho. Denúncia de que invasores em nome da Associação de Agricultores e Chacareiros e Hortigranjeiros da Terra Santa estão derrubando área de proteção ambiental para abrir estrada e lotear terrenos, levou a Sedam e o Batalhão Ambiental a intensificarem a fiscalização na região.
Nesta última quinta feira (2) os agentes do órgão ambiental e policia percorreram a estrada aberta pelos invasores, que tem aproximadamente quinhentos metros, para verificar os danos ambientais. Segundo o agente da Sedam, Miguel Sardi, para fazer o desmatamento os invasores estão usando ilegalmente uma autorização especial expedida pelo órgão ambiental à associação da Terra Santa, que pediu para limpar a estrada ao lado da área protegida, e assim melhorar o acesso da comunidade à linha que liga a estrada da Penal. Sardi disse ainda que a presidente da Associação, Lenir Barbosa de Souza, foi notificada e deve comparecer à Sedam para esclarecer a situação.
De acordo com o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Antônio Cardoso, a autorização expedida à associação está cancelada devido à organização ter apresentado dados falsos e ocultados informações. Estamos preparando um relatório apontando todos os danos causados a área de proteção e a partir desta ação, vamos fazer as autuações e aplicar multas, finaliza ele.
Operação Terra Santa intensifica fiscalização em área de invasão em Porto Velho
17:30
Daniel Oliveira da Paixão