SITRACOM realiza uma série de cursos profissionalizante com o apoio da UNESC

Uma parceria entre o SITRACOM - Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Rondônia – e a UNESC – União das Escolas Superiores de Cacoal – vem dando resultados altamente positivos, com a participação de um público desejoso obter uma qualificação profissional e ter um diferencial na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho ou mesmo requerer uma aumento salarial em razão de suas novas habilidades adquiridas.
De acordo com o presidente do Sitracom, Francisco de Assis de Lima, no momento estão sendo oferecidos cursos de qualificação para balconistas, empacotadores, técnicas de vendas, informática básica; camareira de hotel, iniciação a confecção de bijuterias; decoração de vitrine e arranjos natalinos; garçom e garçonete; montagem e manutenção de micro-computadores, técnico de congelamento e aproveitamento de alimentos.


Os cursos estão sendo realizados nas dependências da UNESC, nos período matinal e vespertino e os alunos recebem todo o material didático completamente grátis, além de lanches e vale transporte.


Os cursos são realizados com recursos do FAT – Fundo de Apoio ao Trabalhador, com o apoio do PNQ (Plano Nacional de Qualificação), Governo de Rondônia, através da SEAPES e o Governo Federal através do Ministério do Trabalho e Emprego.Só em Cacoal são atendidos mais de uma centena de alunos, mas o SITRACOM também vem promovendo cursos similares nos 15 municípios de sua área de atuação.Estágio e emprego garantidoDe acordo com o presidente Francisco de Assis de Lima, alguns desses alunos já estão fazendo estágios no mercado de trabalho, graças a esse curso de qualificação profissional e já tem proposta de emprego. “É muito bom vermos que esse tipo de ação tem resultado altamente impactante na sociedade e é por esta e outras razões que fica evidente a cada dia a importância do sindicato na vida dos trabalhadores”, disse.


Apoio aos apenados

Uma iniciativa que teve o aval e apoio da prefeita de Espigão do Oeste, Lúcia Tereza, levou atendimento a 21 apenados daquele município. Esses presos puderam realizar um curso de qualificação relacionado à pintura e à construção civil. A experiência deu tão certo que muitos apenados fizeram questão de agradecer o empenho do Sitracom em dar a eles uma oportunidade de ressocialização

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia