Escola Maria Montessori realizou cerimônia para lembrar o Dia do Índio

A Escola Maria Montessori, Linha 10, km 58, realizou na manhã desta terça, 22, uma cerimônia em homenagem ao dia do índio, comemorado no dia 19 de abril em todo o Brasil. O evento teve como objetivo difundir a cultura indígena e ao mesmo tempo proporcionar a interação do homem branco acerca dos valores cultuados nas aldeias suruis de Cacoal. Dança, exposição de artesanatos e explanação dos objetos contido no corpo dos índios diminuiu a curiosidade das crianças que prestigiavam a apresentação.

A prefeita Sueli Aragão participou da cerimônia. Na oportunidade cumprimentou os índios que estudam na escola, entregou exemplares da revista educar e presenciou a equipe da saúde realizando vacinação anti-rábica nos cães da linha 10. “A cultura indígena precisa ser preservada e celebrada todos os anos” destacou a prefeita.

Suruis em Cacoal
Atualmente, a população Suruí chega à faixa dos 1200 índios que vivem nas aldeias indígenas, zona rural de Cacoal. Existe somente um dialeto da língua suruí. Fala-se cada vez mais português. Com esta mudança, são nítidas as diferenças entre os jovens e os mais idosos.

Artesanato
Produzem diversos tipos de artesanatos para atender as necessidades cotidianas e rituais. Cestos, bolsas, panelas, esteiras, instrumentos musicais, cocá, anéis, flechas, tipóia, brincos, colares de tucumã, cesta, bolsas, panelas de barro e vários outros produtos fabricados artesanalmente são vendidos para incentivar as comunidades a permanecerem nas aldeias. Em Cacoal, uma sala da rodoviária interestadual foi cedida para que os produtos indígenas fossem comercializados.

Uma boa opção para quem é amante dos produtos naturais feitos com a essência da natureza. Na loja indígena, você encontra diversos produtos para presentear um amigo (a), namorado (a), esposa, filhos (as), enfim, atende todas as classes sociais. Quando passar por Cacoal, não deixe de conferir as novidades da comunidade indígena.

PAULO HENRIQUE SILVA

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia