Resumo da Sessão Plenária do dia 22 de abril de 2008


Glaucione Rodrigues cobrou do SAAE a entrega das contas nas residências dos bairros Jardim Limoeiro e Josino Brito. A vereadora também afirmou ter recebido reclamação de pais de alunos da escola Ângela da Mata de que falta merenda escolar no estabelecimento e, quando tem, limita a arroz com feijão. Ela alegou que também recebeu reclamações semelhantes de pais e alunos das linhas 13, 21 e do Village do Sol.


Pedro Ferrazim cobrou a recuperação da Marquês de Pombal, que, segundo ele, está com sérios problemas e prejudicando a motoristas e pedestres. Reclamou também da escuridão no Riozinho e lamentou que os estudantes estão com medo de ir à escola à noite pela sensação de insegurança que a falta de iluminação sugere. O vereador também comentou a inundação de casas às margens do Igarapé Salgadinho e atribuiu os prejuízos sofridos pelos moradores à omissão da SEMAST.
O parlamentar também elogiou a administração municipal pela construção de algumas pontes de concreto na área rural e disse esperar um cronograma para que paulatinamente outras pontes sejam feitas, no mesmo estilo. A construção de pontes de madeira, afirma, representa um prejuízo aos cofres públicos porque dura apenas um ano ou um ano e meio.


Raquel Carvalho alertou para os problemas no trânsito e citou o acidente do último fim de semana em que uma garota de apenas 14 anos de idade perdeu a vida. Ela pediu das autoridades providências quanto ao consumo exagerado de bebida alcoólica. Também sugeriu uma reunião entre a fundação São Daniel Comboni, a Facimed e o proprietário do terreno nas proximidades. Ela disse que se faz necessário pavimentar o acesso ao Hospital que será inaugurado em breve, mas disse que, como a área ainda não foi loteada e regularizada, surge um problema a ser resolvido pelas partes, em nome do desenvolvimento e do bem estar da comunidade. A vereadora Raquel também parabenizou a Guarda Mirim e a ASPEC. Também cobrou da secretaria de obras atenção para alguns trechos da cidade prejudicados por atoleiros e buracos.


Toninho da EMATER sugeriu ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural a aquisição de duas botijas para transporte de hidrogênio, para fins de atender ao importante programa de inseminação artificial e melhoria genética do rebanho bovino no Município.Elogiou o Município e o Estado pela consolidação do programa em nosso. Segundo ele, 1300 animais já foram inseminados, com 600 animais nascidos. Disse que vai pedir ao Senador Expedito Júnior projeto para aquisição de um trator completo e máquina de café para ser entregue às associações rurais. Parabenizou o novo delegado Fernando Antonio de Oliveira, que assume suas funções em Cacoal e desejou-lhe sucesso em sua empreitada. Parabenizou a prefeita e ao Sindicato dos Servidores Públicos pelo acordo firmado. Por fim, cobrou a abertura de carreadores, ainda este mês, para atender a comunidade rural


Paulo de Paula cobrou a recuperação ou compra de um novo aparelho de ultrassom. Falou dos problemas da avenida Malaquita e disse que é urgente a necessidade de se transformar aquela via em “mão única”. Criticou a ex-secretária de trânsito, Lourdes Kemper, que, segundo ele, apenas pintou faixas. Cobrou mais ações da SEMTTRAN para que o órgão não se transforme apenas em um cabide de empregos. Também reclamou da falta de merenda escolar nas escolas públicas municipais e lamentou, que em algumas, as crianças recebem apenas “arroz com macarrão”.



Paty Paulista cobrou a recuperação de trecho na área pertencente ao Sr. Vizzotto, pois, segundo ele, o local está intransitável. Disse que esse senhor teve de transportar sua senhora, vítima de um acidente, em uma carriola de mão por absoluta dificuldade de tráfego de veículo motorizado no local. Reclamou da falta de atendimento ao Homem do Campo, cobrando cascalhamento e patrolamento. Reclamou da situação caótica em que se encontra o Bairro Eldorado onde os moradores têm de deixar seus veículos na entrada do bairro, na casa de vizinhos, pois não têm condições de chegar até suas residências em razão da precariedade das vias públicas. Também reclamou da situação caótica do Bairro Habitar Brasil onde, segundo ele, os moradores não conseguem sequer receber compras dos mercados.


Toninho Masioli cobrou da população a participação em audiência pública na próxima quinta-feira e reclamou dos órgãos competentes uma melhor divulgação na mídia. Segundo ele, tomou conhecimento através de uma pequena nota na imprensa, em letras reduzidas. “Nem todos conseguem ter acesso a esses editais na imprensa”, disse. O parlamentar disse que a prefeita, quando das negociações com os servidores, comprometeu-se a não descontar os dias parados e a não perseguir quem tenha participado do movimento, mas alguns de seus subalternos, vêm tentando intimidar esses servidores, o que requer sua atenção e dos demais vereadores que foram intermediários nessas negociações e são testemunhas dos termos do acordo. Também reclamou das dificuldades na avenida Malaquita e em outras vias públicas. Falou do momento histórico para o CERNIC, com a assinatura de projeto de Lei para ceder, em comodato, imóvel destinado à implantação de mini-usina de reciclagem de papel. Também elogiou a atuação do deputado Valdivino Tucura que recentemente conseguiu uma padaria comunitária, além de outros recursos para a entidade. Disse que o CERNIC também está precisando urgente de um ônibus e convênio para este fim será muito bem vindo.


Katatal também falou sobre o comodato com o CERNIC e a implantação da mini-usina de reciclagem de lixo. Comentou a presença do ex-deputado Emílio Paulista, sua mãe, irmãs e outros membros da família à sessão plenária ao mesmo tempo em que o parabenizou pelos 60 anos de vida completados no último fim de semana. Disse que o ex-deputado tem uma vasta folha de serviços prestados nesses 25 anos de vida pública. Parabenizou a ASPEC e elogiou a participação da prefeitura por incluir o evento em seu calendário oficial. Também sugeriu a cessão da área para a ASPEC, em comodato, a fim de que a população tenha uma área a mais de lazer. Falou sobre o curso de cerimonial realizado pela Câmara Municipal, com participação de aproximadamente 50 candidatos, dentre eles professores, diretores de escolas e outros servidores interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. Lamentou a violência no trânsito e disse ser urgente a transformação da avenida Malaquita em pista de mão única.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia