Combate à fraude: CERON lança ampla campanha

A Ceron está lançando na mídia a partir do próximo domingo, 14 de junho, uma ampla campanha de combate às perdas de energia elétrica, com o foco central na concientização da população quanto a uma prática ilícita que tem se tornado muito comum em Rondônia: a fraude de energia elétrica, popularmente conhecida como “gato”.

A campanha estará acontecendo simultaneamente de duas formas: com propagandas sendo veiculadas por todos os meios de comunicação de massa do Estado, e efetivamente com diversas equipes de fiscalização atuando de forma diferenciada da atualmente praticada, fazendo uma espécie de varredura pelos áreas comerciais e residencias dos municípios, principalmente Porto Velho.

Atualmente, a Ceron convive com altas perdas de energia elétrica. Do total que é comprado de seus supridores, a empresa perde mais de 33%. O problema está mais concentrado na Capital, onde se perde 47% de toda a energia comprada para suprir o mercado.

“O prejuízo sofrido, entretanto, não atinge somente a Ceron, mas também a sociedade, pois a partir do momento que a empresa não consegue ao menos faturar o produto que fornece, recolhe menos tributos contribuindo para a destinação de menos recursos para serviços essenciais como saúde e educação e ainda tem no seu caixa um grande impacto, de modo que sobra muito pouco recurso para ser investido na melhoria da prestação dos serviços”, esclarece Inácio Azevedo, procurador da Presidência da Ceron.

A campanha visa também ao alcance de uma importante meta que a empresa deve cumprir ainda em 2009: baixar as perdas de energia do atual índice de 33,54% para 23,54%, uma redução de dez pontos percentuais. Para isso, a Ceron, além dos investimentos necessários que estará fazendo, espera contar com o apoio de seus consumidores conscientes, afinal o “gato” prejudica toda a sociedade.

Erica Bianco - Jornalista

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia