PAPUDISKINA - 18 DE AGOSTO

Grupo da morte
Em futebol é muito comum a imprensa nominar de Grupo da Morte o conjunto em que aparecem os melhores times e a disputa será equilibrada entre todos os concorrentes. Em eleições, também temos o grupo da morte, que é aquele em que aparecem três ou quatro nomes de peso e onde, alguns deles, fatalmente serão derrotados. É o caso da coligação em Cacoal onde aparecem nada menos do que 04 vereadores em um só grupo. Estou falando da aliança formada por PTB/PTN/PP, com Katatal, Paulo do Mercado, Toninho da EMATER e Pedro Ferrazim. Numa visão extremamente otimista, três deles pode se eleger, mas pelo menos um desses nomões pode ficar de fora. Se der a lógica, entretanto, pode ser que dois se elejam e dois desses vereadores fiquem de fora. Os pessimistas, contudo, acham até que essa coligação possa eleger apenas um, o que representaria, no mínimo, a possibilidade de três dos atuais vereadores ficarem de fora da próxima legislatura.
Note que até o momento avaliei apenas a questão dos quatro candidatos que já são vereadores e, nesse prisma, significaria que todos os demais serão meros cabos eleitorais de luxo. Mas o bom senso recomenda mais respeito aos demais. Tem gente boa na coligação que, embora não detenha um cargo importante na esfera política, tem força suficiente para abalar estruturas caso consiga impor ritmo à sua candidatura. Vou citar apenas um exemplo, que é o do Fernando Veículo. Faço essa observação, nominando-o, apenas pelo fato dele ser bem mais conhecido que os demais entre nós, jornalistas e cronistas. Mas é claro que há muitas outras pessoas boas de voto no grupo.

Demais coligações
Uma rápida avaliação nas demais coligações formadas dá para se perceber que, em tese, a segunda coligação mais difícil é a que tem como integrantes o PSDC/PR/PV/PRP, que conta com nomes expressivos como os vereadores Paty Paulista, Cabo Eliel, César Castro, Corazinho, Zé Roberto, entre outros. A briga nesse grupo vai ser bem disputada.
Na coligação formada por PT/PMDB/PDT/PSC às proporcionais temos igualmente dois vereadores que a integram, que é Lourdes Kemper e Toninho Masioli. Teremos ainda outros nomes fortes como Uriete do Prado, Alcides do Teixeirão, Celso Adame, Adão da Eucatur, Maria d´Ajuda, Marcos Siqueira, etc.
A quarta coligação mais difícil é a formada pelos partidos PPS/DEM/PSDB, cuja estrela maior é o atual vice-prefeito, Luiz Contec, além de nomes como Wilson TTR, Edvaldo Paes, professor Clodoaldo, Dr. Valdinei Ferres, entre outros.
A coligação mais equilibrada de todos é a do PSB/PSOL/PCdoB, que não conta com nenhum vereador ou ex-vereador em suas fileiras. Nesse partido é até difícil apontar um favorito. Eu poderia citar como nomes mais conhecidos o Dimas dos Correios e Ismael da UMAM, que já disputaram uma eleição para deputado estadual, em 2007. Mas outros nomes também concorrem em pé de igualdade como o professor Adão, capitão Elcio, professor Nilton, Isaias Mototaxi, Dó Mensagens, Edna Mota, Pezzin, etc.

Desistência e deserções prejudicam coligação PSDB/DEM/PPS
Uma desistência e uma deserção nas fileiras da aliança PSDB/DEM/PPS está deixando os demais concorrentes bastante apreensivos. O ex-vereador Gelson Borba (PSDB), que poderia somar muitos votos para a legenda, acabou desistindo da disputa. Já a candidata Bella Borghi, que também é muito conhecida e teria muitos votos, desertou oficialmente logo após ter seu nome aprovado em convenção. Ela inclusive foi à imprensa e publicou nota, demonstrando ser irreversível sua decisão. Claro que ela deve ter seus motivos, mas o fato é que, mesmo sem querer, sua decisão pode implicar em uma cadeira a menos para a sua coligação. Da forma como ficou, a aliança PSDB/DEM/PPS vai ter de trabalhar muito para conseguir eleger um vereador. Conseguir dois, então, só um milagre. Aliás, pelo que se percebe, ela praticamente abdicou do cargo de vereadora, pois se avaliarmos a situação de sua coligação, as chances dela ser eleita seriam enormes, caso se mantivesse na disputa.
Para evitar que situação como a da Bella Borghi se repita é imperioso que todos os líderes partidários reúnam os seus candidatos e sempre os mantenham motivados. Afinal de contas, uma deserção pode representar a perda de uma cadeira na Câmara Municipal. Como o que determina o número de vereadores não é a votação individual, mas sim o conjunto de votos de toda a aliança, até mesmo um desistente que tivesse apenas o próprio voto pode fazer falta. Então, moçada, anime-se e não desista. Qualquer voto é extremamente importante.

Novos nomes
Nem só de figurões da política vive uma eleição e sempre aparece boas surpresas em cada disputa. Nomes como o Edivaldo Paes, Zé Roberto Votre, Amauri Verdan, Isaias do Mototaxi, Fúria, Fezão, "Dó Mensagens", Edna do PCdoB, Clóvis, Professor Adão e professor Nilton podem fazer a diferença. Digo isto não menosprezando aos demais, mas é que estes, no momento, aparecem como novidades. Outros já disputaram outras eleições e também já têm o seu eleitorado cativo. Só para citarmos alguns exemplos, temos o Dimas dos Correios, o Ismael da UMAM, o professor Marcos Siqueira, César Castro e tantos mais.

Relação dos candidatos a vereadores de Cacoal por Coligação

PPS/DEM/PSDB
Luiz Contec
Fúria
Dra Adalgisa
Carmelita
Professor Clodoaldo
Edivaldo Paes
Elber
Zebin Brizon
Fairuse
Geraldo da Ceron
Zé Mário
Felix Tosi
Nilton Machado
Raimundo Moreira
Reginaldo Alves
Dr Valdinei Ferres
Wilson TTR

PTN/PTB/PP
Katatal
Pedro Ferrazim
Paulinho do Mercado
Toninho da Emater
Fernando Veículos
Amauri Verdan
Toninho da Prefeitura
Dema do Riozinho
Val da Rondônia Veículos
Dr Juarez
Dias do Bela Vista
Edson Lenzi (Fezão)
Zezinho da Bike
Carlos Pedro

PSDC/PV/PR/PRP
Paty Paulista
Cabo Eliel
Corazinho
César Castro
Zé Roberto da Saúde
Antonio Claudio Caminha
Massa Barro
Claudemar Mão
Fabinho do Luiz Móveis
Zezinho do Riozinho
Dr Djair Landin
Lanor do Raio-X
Maria de Fátima
Nhivea Raika
Norbeto Two Brothers
Paulão


PT/PMDB/PDT/PSC
Toninho Masioli
Lourdes Kemper
Uri da Semast
Zezinho do Leião
Celso Adame
Alcides do Teixeirão
Adão da Eucatur
Maria Simões
Penha Simão
Maria D´Ajuda
Paline Surui
Paulinho Aquino
Sidarta Mechalczur
Daniel Viana
Chico do Bar
José Ilson
Professor Marcos Siqueira
Cidão da Secretaria de Obras
Professor Valdeir
Professor Valter Pires

PSB/PSOL/PCdoB
Dimas dos Correios
Isaias do Mototaxi
Ismael da UMAM
Rivelino do Mutirão
Néia Firme
Vander Pezzin
Prof Adão Venzel
Cabo Alves “Pirulito”
Anália da PM
Clovis da Rádio
Nego Bala
Edna Mota
Capitão Élcio
Batera
Elcina da AAPC
Dó Mensagens
Professor Nilton
Noeme do Serviço Social
Rogério Ramalho
Sandra Mara


Daniel Oliveira da Paixão é cronista em Cacoal

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia