Ação para o comércio exterior

Com o objetivo de inserir cada vez mais empresas rondonienses no mercado internacional, prática defendida pelo governo federal e abraçada pelo Sistema Indústria (Fiero, Sesi, Senai e IEL), por meio de sua Rede Centro Internacional de Negócios (CIN), fechou uma extensa programação para o segundo semestre, com o objetivo de consolidar junto às empresas locais a prática comercial globalizada.
Numa parceria com o Banco da Amazônia, por exemplo, será lançado o projeto ‘Ação Integrada’, que irá agrupar órgãos governamentais e entidades de apoio ao comércio exterior, para a prospecção de negócios no exterior, como participação nas feiras internacionais.
Já estão confirmadas participações nos seguintes eventos: Feira Multisetorial Expocruz e Rodada de Negócios Internacional, no mês de setembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia; Feira Multisetorial Salon du Paris e Feira de Alimentos Sial, ambas em outubro, em Paris, na França; Feira Multisetorial FAAIR, que também acontece em outubro, na China, e por fim, a grande sensação do momento no mercado da construção civil, a Big 5, que será realizada em novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Exportacin
Esse programa tem por objetivo preparar empresas para se tornarem internacionais. A Rede CIN disponibiliza um consultor que faz todo o trabalho técnico burocrático, para a nova modalidade de negócios. Neste ano, apenas a empresa Ki-Delícia, da ramo de condimentos e alimentos passará pelo processo. Em 2007, três empresas se tornaram internacionais: a Gramazon, do ramo de granitos; a Taguê, da indústria de cosméticos e de beleza e a Gráfica Leonora.
No trabalho de internacionalização da empresa, observa-se desde o lay-out, estrutura e linha de produção, à qualidade e padronização internacional dos produtos oferecidos. O desenvolvimento do projeto dura cerca de um ano, mas ao final, a empresa está preparada e com os contatos para fornecimento já devidamente identificados.

Capacitação
Na área de capacitação, no próximo dia 30 será realizado o curso de marketing no comércio exterior. No primeiro semestre foram oferecidos outros cursos, como despacho aduaneiro na exportação, assistente de exportação e tributos na importação de bens e serviços.

Expocruz
A Federação das Indústrias, por intermédio da Rede CIN, já está convidando o empresariado rondoniense a participar deste grande evento que acontece anualmente na Bolívia. Neste ano a Fiero contará com a parceria do Sebrae, que tem reconhecido know-how no incentivo ao micro, pequeno e médio empresário.
A Feira Multisetorial será realizada nos dias 19 a 30 de setembro. Nos dias 24 a 27, haverá rodadas de negócios durante e visitação à noite. Em 2007, um grupo de pecuaristas de Rondônia fechou um bom negócio com uma empresa francesa, na área de melhoramento genético do rebanho bovino.

Rússia
Também no segundo semestre virá ao Brasil uma missão de empresários, organizada pelo governo da região de Sverdlovsk. A Fiero e o governo estadual já estão tentando incluir Rondônia na agenda de visitas. De acordo com a coordenadora da Rede CIN em Rondônia, Ivanilda Frazão, o esforço se justifica pelo fato de que os russos são hoje os principais importadores da carne produzida no Estado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia