Glaucione, Dr Silvério e padre Franco Vialetto são os candidatos a prefeito de Cacoal


Daniel Oliveira da Paixão (Agência ANAP – Cacoal) - Neste dia 30 vários partidos realizaram suas convenções municipais para definir sua caminhada nas eleições 2008. Com o encerramento do prazo final para as convenções partidárias, Cacoal passa a contar com apenas três candidaturas, sendo elas a do Dr Silvério (PSB), Padre Franco (PT) e Glaucione Neri (PSDC).

Os primeiros partidos a realizar convenções foram os que definiram apoio ao Dr Silvério dos Santos (PSB, PCdoB, PSOL e PRTB) e na seqüência vieram as coligações dos partidos de sustentação à candidatura do Padre Franco (PT, PMDB, PSC) e finalmente os partidos que definiram apoio a Glaucione Rodrigues Neri (PSDC, PV, PP, PRP, PR, PPS, PSDB, DEM, PTB e PTN).

A última candidatura a ser definida foi a da ex-vereadora Glaucione Neri (PSDC), uma vez que ela fazia parte do grupo de partidos que dão sustentação ao Governo na Assembléia Legislativa.

Por muitos dias veiculou-se a informação de que o preferido seria o ex-deputado Nilton Capixaba (PTB), pois se acreditava que ele seria o preferido do governador Ivo Cassol. A determinação de Glaucione Rodrigues, entretanto, sugeria que teríamos 04 candidaturas, a dela própria, a do Capixaba, a do Dr. Silvério e a do padre Franco Vialleto.

As conversações entre o chamado grupo de Capixaba (PP, PRP, PTN e PTB) e o grupo de Glaucione (PSDC, PSDB, PV, DEM e PPS) aconteceram de forma intensa nos últimos 07 dias, muitas vezes através de intermediários que tentavam chegar a um nome único. Como estratégia, o grupo ligado ao ex-deputado Nilton Capixaba fez circular a informação de que o PMDB abandonaria o PT e fecharia apoio ao mesmo. Após o desmentido oficial do PMDB e a confirmação da candidatura com o PT no dia 28 deste mês, articulou-se outra versão, a de que a esposa do pastor Nelson Luchtenberg teria sido indicada pelo PP como candidata a vice-prefeita de Nilton Capixaba.

O impasse sobre quem seria o candidato para fazer frente ao Dr Silvério e ao Padre Franco saiu apenas à tarde desta segunda-feira, dia 30, quando Nilton Capixaba abriu mão de sua candidatura por considerar que a existência de 04 candidatos acabaria fragmentando a chamada base do governo e impedindo qualquer chance de vitória.
Uma situação curiosa também ocorreu com o PDT, partido que durante muito tempo participou da administração da prefeita Sueli Aragão (PMDB), através do ex-vereador Luiz Claudio Azambuja, mas que teve desentendimentos com a direção do PT e procurou firmar aliança com outros partidos, entre eles o PSB, depois o PSDC e finalmente voltou a conversar com o PT e PMDB.
Mesmo os partidos que haviam feito convenções há mais de 08 dias, como foi o caso do PSB, estiveram de plantão durante toda a noite desta segunda-feira, ora para avaliar a situação com as mudanças bruscas que vinham acontecendo, ora para definir se aceitavam ou não a entrada de outros partidos para a composição nas proporcionais. Agora, com as definições, começa a fase de registro de candidaturas e a administração de como lidar com boatos e com jogadas desleais por parte de concorrentes.



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia