Movimento para fechar o Incra

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode ter suas portas fechadas em Rondônia se depender do empenho e mobilização do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena.
Em recente reunião com o deputado federal Moreira Mendes (DEM), no Parque de Exposições Ovídio Miranda, a insatisfação dos produtores sindicalizados quanto ao Incra foi levantada e de imediato nasceu uma iniciativa do Sindicato em fazer uma mobilização estadual para a extinção do órgão.

Dificuldades
A principal reclamação dos produtores é com relação à dificuldade encontrada dentro do Instituto para regularizar suas áreas. “Há seis anos o Incra não emite títulos definitivos para os produtores rurais. Hoje vivemos um momento de preservação do meio ambiente e é preciso o título definitivo e o licenciamento ambiental. O Incra foi o maior estimulador do desmatamento e é culpado por assentamentos desordenados. Hoje, ele simplesmente não está cumprindo com seu papel social que é dar a posse definitiva a quem está vivendo da terra”, explicou o agricultor Evandro César Padovani, membro da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena.
De acordo com Evandro, há um sentimento de insatisfação contra o Incra em todos os 27 sindicatos patronais de produtores rurais do estado de Rondônia. O movimento pela extinção do órgão nasceu no Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena e irá se estender por todo o Estado.
Evandro César garantiu que a opinião pública e os representantes políticos de Rondônia nas bancadas estadual e federal serão mobilizados em prol de melhorias no órgão ou mesmo o fechamento do Incra em Rondônia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia