Comitê de osteoporose traz dicas de atividades físicas para comemorar o 26 de julho, dia da vovó

No dia 26 de julho, sábado, será celebrado o Dia da Vovó e para que a saúde dela seja preservada, o Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas traz dicas de como manter a saúde dela numa boa.

Através da campanha “Vida é movimento - previna-se contra a osteoporose” o Comitê tem divulgado orientações de como se prevenir da osteoporose e manter a saúde óssea da terceira idade em dia. Segundo o Comitê praticar exercícios na terceira idade traz benefícios para a manutenção óssea e melhora a qualidade de vida. Alguns dos efeitos são: melhora das funções cardiovasculares e respiratórias, maior flexibilidade, melhora da coordenação motora e tonificação dos músculos, fundamentais para quem sofre de osteoporose, mas também importante para manter a saúde em dia.

Entre os objetivos da campanha, está a orientação à população sobre essa doença que afeta mais de 15 milhões de pessoas somente no Brasil. O Instituto de pesquisas da Suécia, Karolinska, um dos mais importantes do mundo, tem um estudo concluído que comprova que qualquer exercício é bom, desde que seja feito no mínimo três vezes por semana, sendo o mais eficiente aquele praticado duas vezes por dia, tendo pelo menos de cinco a dez minutos de duração. Para o idoso que tem osteoporose ou está predisposto a ter (verificar quadro), esta noticia é importante na medida em que, através de exercícios, pode-se melhorar a saúde, o equilíbrio, e a qualidade de vida. O primeiro passo para a prática de exercícios na terceira idade é ter uma avaliação global, incluindo aptidão física e preferências sociais. É importante ressaltar que, quem sofre de doenças do coração, deve ter uma avaliação com o cardiologista.

Nas avaliações, o médico poderá indicar ao paciente a melhor forma de associar exercícios a suas preferências pessoais, levando em consideração que o exercício deve ser oferecido de maneira gratuita ou ser de baixo custo, de fácil realização e agradável. Com a orientação feita pelo médico, o próximo passo é buscar o melhor exercício de acordo com o gosto da pessoa. Dependendo da capacidade e aptidão física, os exercícios aeróbios, são os mais indicados. Caminhadas rápidas em lugares planos, caminhadas em esteiras, bicicleta, aparelho de remo, hidroginástica, natação, dança de salão, tênis e jardinagem, são alguns dos exercícios recomendados. Porém, deve ficar claro, que o acompanhamento de um profissional que cuida da saúde é fundamental, além de ajudar a manter a rotina, não deixa a pessoa desanimar e nem alterar a freqüência e duração dos exercícios.

Os benefícios das atividades são sentidos logo nos primeiros meses e garante a pessoa uma qualidade de vida maior, propiciando mais segurança, disposição e independência. Benefícios dos exercícios - Há diminuição das dores causadas pela osteoporose;- Há uma tonificação muscular;- Há uma melhora da coordenação motora;- Há uma melhora das funções cardiovascular e respiratória;- Em alguns casos há aumento da massa óssea desde o primeiro ano de atividade;- Preserva-se a massa óssea da pessoa;- Obtém-se uma maior flexibilidade. Fatores de risco que podem predispor à osteoporose - Genético: Raça branca ou asiática, história familiar, baixa estatura e massa muscular pouco desenvolvida. - Estilo de vida: pouca exposição solar, sedentarismo, baixa ingestão de cálcio, exercício excessivo levando a amenorréia (ausência de menstruação), tabagismo, alcoolismo, alta ingestão de proteínas e cafeína. - Ginecológicos: Menopausa precoce sem reposição hormonal, primeira menstruação tardia, retirada cirúrgica do ovário sem reposição hormonal, ligadura das trompas, retirada cirúrgica parcial do útero.

A Campanha O Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas lançou e tem divulgado a campanha “Vida é Movimento - Previna-se contra a Osteoporose” com o objetivo de informar e orientar toda a população quanto à Osteoporose e as doenças ligadas à saúde óssea populacional. O Comitê concentra na prevenção o principal foco de trabalho da campanha, e alerta que cuidados básicos com a saúde auxiliam na prevenção da doença. São atitudes simples como, a ingestão de alimentos ricos em cálcio, a prática de exercícios físicos e banhos de sol, além de evitar o fumo, as bebidas alcoólicas e a ingestão excessiva de café, desde a juventude. Estar atento aos fatores de risco e consultar sempre um médico que auxilie na prevenção também são fatores chave para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia