Lei garante apoio ao cooperativismo

A prefeita Sueli Aragão assinou ontem a lei de incentivo ao cooperativismo

A prefeita Sueli Aragão assinou ontem (7) a Lei que Institui a Política Municipal de Incentivo e Apoio ao Cooperativismo. A solenidade foi prestigiada por vereadores, por representantes de cooperativas e de outras entidades de classe do Estado. A lei compreende o conjunto de atividades exercidas pelo Poder Público e pela iniciativa privada que beneficiem o setor cooperativista na promoção e desenvolvimento social, econômico e cultural, desde que reconhecido o seu interesse
público

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Rondônia (OCB), Salatiel Rodrigues, citou exemplos do crescimento do cooperativismo em Rondônia e em outros estados do país. “70% do PIB do Estado do Paraná passa pelo cooperativismo”, disse. Ele também conclamou a todos para defender a bandeira do setor e destacou a importância da lei criada pelo Município. “Comprometimento é isso aqui que está havendo em Cacoal”, disse.

O presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Noroeste Brasileiro (Credsis), Gilberto Borgio, disse que o cooperativismo é o caminho mais curto para se concretizar metas. Ele também se referiu a diferença entre as cooperativas de crédito rurais e as outras instituições financeiras do país. “No sistema cooperativo tudo é investido aqui, enquanto nos demais o investimento é feito lá fora”, afirmou. Gilberto também citou exemplos dos projetos sociais desenvolvidos pelo Credsis no Estado.

O presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Cacoal (CrediCacoal), Gilmar Odorisi e o secretário Vornei Bernardes da Costa também destacaram a importância da lei para o fortalecimento do cooperativismo no município. O vice-prefeito, Luiz Contec, disse que a lei é mais uma demonstração de preocupação do poder público em favor do desenvolvimento local.

A prefeita Sueli Aragão afirmou que a criação da lei é resultado de um trabalho conjunto realizado no município. Ela citou como exemplo a participação da Câmara de Vereadores e das cooperativas locais. “Posso dizer que estou orgulhosa por essa iniciativa ter partido de Cacoal e porque conseguimos chegar num estágio que pode servir de exemplo para o Brasil”, disse.

Sueli Aragão citou também a execução de projetos que resultaram em conquistas de reconhecimentos para o município, como o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, conquistado pela segunda vez. “O prêmio é concedido a cada quatro anos, respeitando rigorosos critérios e fomos vencedores nas duas últimas ocasiões”, disse.

Foto: Carlos Quirino .

2008-07-08- 08:39:54
Autor: Eli Batista
Fonte: Assessoria de Imprensa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia