Sipam participa do I Congresso das Cidades Amazônicas

Brasília (26/11/09) - Com o objetivo de discutir os diversos cenários de desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica e compartilhar novos conhecimentos na busca da sustentabilidade, a primeira edição do Congresso das Cidades Amazônicas será realizada em Belém, de 25 a 27 de novembro. O diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rogério Guedes, participará da palestra de abertura do evento e falará, no dia 27 à tarde, sobre o papel do órgão como integrador de políticas públicas na Amazônia.

Guedes apresentará a infraestrutura tecnológica do Sipam na Amazônia Legal, que gera informações e ajuda na comunicação em localidades remotas. Além disso, falará sobre as principais ações de parceria com outros órgãos federais, como o monitoramento dos 43 municípios que mais desmataram na Amazônia, e o relacionamento com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o monitoramento das áreas regularizadas pelo Terra Legal. O diretor destaca que o Sipam ajudará o MDA a evitar fraudes no processo de regularização fundiária, além de garantir a preservação ambiental dessas áreas.

Com foco no apoio aos municípios, Guedes explicará o programa SipamCidade, que já capacitou 688 técnicos de 289 municípios e 82 instituições públicas parceiras como Emater, Ibama e secretarias estaduais. O programa capacita os técnicos municipais para o uso de geotecnologias, conhecimentos que podem auxiliar na elaboração do plano diretor e em quase todas as áreas de ação da prefeitura.

Guedes explica que o SipamCidade oferece ferramentas para que os gestores municipais possam utilizar os conhecimentos geoespacial na elaboração de mapas de aptidão agrícola e potencial econômico, identificar áreas próprias para a construção de moradias, além de auxiliar no cálculo de taxas e impostos urbanos (IPTU). O SipamCidade também dispõe de informações para orientar a escolha de terrenos adequados à armazenagem segura do lixo (aterros sanitários), além de auxiliar a defesa civil ao apontar áreas mais vulneráveis aos fenômenos climáticos (enchentes e secas).

O evento acontece no Hangar Centro de Convenções e deve reunir representantes dos 750 municípios da Região. O Sipam terá um estande onde os visitantes poderão obter informações complementares sobre os programas desenvolvidos pelo Sipam.

Promovido pela Federação das Associações do Estado do Pará (Famep) e por entidades e conglomerados da Amazônia têm o apóio da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Os organizadores esperam que seja um momento em que parlamentares possam interagir e discutir sobre temas relevantes, aproveitando a presença dos responsáveis pela implementação de políticas públicas nos municípios brasileiros.

Ao término do Congresso a organização do evento espera dois resultados. Um deles é que devido às peculiaridades da Amazônia, as discussões das diretrizes para as políticas públicas na região sejam diferentes das demais e que haja a formação de uma rede de cooperação entre vários municípios, para que juntos operem projetos que contribuam com o desenvolvimento social da Região.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam

Telefone: (61) 3214 0257
E-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br

www.sipam.gov.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia