Sesau realiza ‘Pit Stop’ no Dia Nacional de Combate ao Câncer

Um “Pit Stop” a ser realizado nesta sexta-feira (27), das 8:00 às 12:00 horas, pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (GPES/Sesau), marcará em Porto Velho o Dia Nacional de Combate ao Câncer. O evento acontecerá na avenida Sete de Setembro, em frente ao Fórum Criminal, com a distribuição de folders explicativos sob a coordenação da equipe técnica da Sesau.

O secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, tem incentivado a equipe técnica da Sesau a passar à população informações detalhadas sobre os vários tipos de câncer, causas e formas de prevenção e tratamento, em consonância com a política nacional de prevenção e em atendimento às diretrizes do governador Ivo Cassol, que tem investido cada vez mais em ações de prevenção, na melhoria do atendimento ao cidadão, com a reforma de unidades de atendimento, aquisição de equipamentos, capacitação de pessoal, entre outros procedimentos.

“O 27 de novembro na verdade não é uma data a ser comemorada. Mas de reflexão e mobilização, com vistas à prevenção e busca do tratamento adequado, considerando que dados do Ministério da Saúde apontam que até o final deste ano serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares”, disse o secretário, lembrando que do total de doentes, as estimativas revelam que pelo menos 117 mil deverão ir a óbito.

Em Rondônia, segundo Milton Moreira, mesmo com os investimentos feitos pela administração estadual para o diagnóstico e tratamento da doença, a situação não é diferente, principalmente levando-se em conta as peculiaridades da região, como altas temperaturas e distância dos grandes centros.

Conforme a gerente de Programas Estratégicos de Saúde, Annelise Medeiros, no Estado a maior incidência de casos na mulher é na mama (130 – 60, só em Porto Velho) e no colo do útero (120 – 80, em Porto Velho), enquanto que no homem a maioria é de próstata (250 – 80, em Porto Velho) e no pulmão (90 – 60, em Porto Velho). Os tipos que mais matam são os de pulmão, estômago, próstata e mama.

Em nível nacional, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos; seguido do câncer de estômago, com 22.330; o de pulmão (20.835); o de próstata (20.820); e o de colo de útero (16.270). No entanto, o que mais tem levado a óbito é o câncer de pulmão que, somente neste ano, ceifará 15.145 vidas, enquanto as vítimas fatais de tumores de estômago serão 10.765, de mama 8.670, próstata 7.320 mortos e de intestino 7.230. Sobre o câncer de pele, Annelise disse que também é grande a ocorrência, mas como está exposto acaba sendo detectado precocemente, facilitando dessa forma o tratamento.

O secretário Milton Moreira reforçou a necessidade de as pessoas adotarem meios de prevenção e detecção do câncer precocemente com uma alimentação saudável, ausência de vícios, como cigarro e bebida alcoólica e realização de exames periodicamente, uma vez que qualquer pessoa está sob o risco de desenvolver a doença.


Assessoria de imprensa – SESAU
Veronilda
9256 3029

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia