Cacoal está em festa: 32 anos de muitas conquistas

Acontece em Cacoal no dia 26 (quinta-feira) o grande desfile que marcará as comemorações de 32 anos de emancipação do município. A realizaçào do evento conta com o apoio das Secretarias Municipais de Indústria Comércio e Turismo; Ação Social e Trabalho; Educação, Fundaçào Cultural e AMEC. O desfile terá abertura oficial as 16:00 horas, na Avenida Porto Velho.

O evento é uma determinaçào do Prefeito Francesco Vialetto. “Cacoal é uma cidade composta de um povo ordeiro e trabalhador, por isso é tempo de comemorar nossas conquistas”, enfatizou. De acordo com a presidente da Fundaçào Cultural, Maria Lindomar, haverá a participaração da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Mirim, Proerd, Fanfarra Garras de Águia, Pastoral da Criança e Adolescente, instituiçòes de ensino da rede pública e privada, instituições beneficentes e empresas que fazem a história e o progresso de Cacoal.

Este ano, o desfile conta com um diferencial, o Bloco da Cultura, onde cantores, músicos, artistas plásticos, escritores e artesàos representarão as atividades culturais desenvolvidas em Cacoal. Um grande show com artistas locais marcará o encerramento da grande festa. Já está confirmada a presença da banda Luz de Cristo, a dupla Cuiabano e Douradense , Professores de Música da PM e a dupla Two Brothers. A expectativa é a de que o evento reúna cerca de 8 mil pessoas.

Origem de Cacoal
Em 1909, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon iniciou a caminhada em plena floresta para instalação da Linha Telegráfica. Os mais entendidos de história, considera este homem como aquele que deu origem a Cacoal e tantas outras cidades da BR-364.

Em 1936, o pioneiro Anísio Serrão, que era responsável pelo trecho entre a estação telegráfica de Pimenta Bueno e presidente Hermes (atual Presidente Médici), construiu uma residência num local de grande plantio de Cacau nativo, fato que inspirou Anísio a dar ao seu Seringal o nome "CACAUAL, CACOAL ou CACUAL" (não se tem a grafia correta, haja vista que os moradores da época eram quase em sua maioria, analfabetos), quarenta anos depois, este local torna-se Cacoal.

Em 1960, com a construção da BR 364, foram atraídos para a região de Cacoal pessoas de todos os lugares do Brasil. Hoje o município tem uma população de aproximadamente 80 mil habitantes. Sua economia é baseada na agricultura, pecuária, indústria e comércio. A cidade tornou-se pólo universitário com quatro faculdades, oferecendo 35 cursos distintos.

Fontes de pesquisa

Livro: Cacoal: sua história sua gente

Assessoria de Imprensa da PMC

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia