Segundo o deputado Neri Firigolo é preciso que este assunto seja tratado com total transparência, pois trata-se de uma universidade pública, e que precisa se encontrar inserida dentro deste contexto, pois no momento nada tem sido informado oficialmente a respeito da entrada em funcionamento do Hospital Universitário.
Ainda de acordo com o deputado, o prédio já existe, e desta forma, pelo tempo que já se passou, infelizmente se constata que uma obra que contou com tanto apoio da sociedade, mobilizada e esperançosa na época de ver em funcionamento o Hospital do Câncer, mais uma vez se frustra, agora diante da falta de agilidade ou até mesmo competência de se colocar em funcionamento este organismo acadêmico.
Ao concluir, destacou o deputado, que a Unir já formou a primeira turma de Medicina, e as próximas turmas poderão ser prejudicadas, pelo não cumprimento de exigências do Ministério da Educação. Observou ele, que até mesmo alunos e professores falam da precariedade do curso, pela falta do Hospital Universitário.