LUIZ CARLOS KATATAL (PTB)- O Presidente iniciou seu discurso parabenizando a ASPEC pelo 5º Festival de Pesca, mas pediu que no próximo evento as faculdades tivessem um maior envolvimento na questão da organização e preservação do meio ambiente. Enviou oficio pedindo recuperação da Linha 06. Disse que em breve estarão em Cacoal os engenheiros de trânsito do DETRAN, sendo necessário estar revendo a questão das marginais da BR 364. Falou que a instalação de Semáforos poderá facilitar o acesso a BR e diminuir os acidentes. Explicou sobre a iluminação pública que muito está sendo cobrada, frisando que o executivo está tendo problemas com a empresa que vendeu o material através de pregão eletrônico e que esse material é de péssima qualidade e a empresa atenderia somente 50%. Parabenizou o prefeito que pediu o cancelamento do contrato a empresa. Disse que acredita na administração e que todos são capazes, porém algumas pessoas estão em lugar errado. Parabenizou o vereador Cezar Castro pela realização do evento do Dia do Trabalhador. Falou da visita ao Hospital São Daniel Comboni e que esta situação precisa ser discutida. Disse que foi questionado pela Juíza Dra. Euma, em relação à questão do hospital, porém explicou que a Câmara ainda não recebeu nenhum projeto em relação à doação para o município. Falou que Cacoal não tem como manter dois hospitais, sendo necessário unificar. Falou sobre a reunião ASCAVERO agradecendo a todos os servidores pela colaboração, frisando que no próximo dia 29 haverá um novo encontro na cidade de Jaru. Disse que todos os vereadores querem trabalhar, mas é preciso qualificar. Falou sobre o projeto que institui o Dia da Família, frisando que o aumento da violência é conseqüência da falta da união familiar e de amor ao próximo. Disse que instituir o Dia da Família é importante para resgatar os valores sociais e familiares, destacando a realização do evento sobre a família que acontecerá no inicio de junho.
VALDOMIRO CORÁ (PP)
Iniciou seu discurso falando se o prefeito quiser fazer uma boa administração deve cortar os portariados de outros municípios. Pediu envio de oficio a Secretária de Saúde pedindo informações sobre os aparelhos de medir pressão da Unidade Mista que foram roubados. Cobrou providencias do executivo. Enviou oficio ao vice-prefeito de Presidente Médici agradecendo por enviar uma ambulância para Cacoal. Disse para o prefeito não ter pena dos secretários que não estão trabalhando. Pediu para enviar oficio ao governador Ivo Cassol e ao deputado Nilton Capixaba parabenizando pelo reinicio da obra do HR. Disse que o presidente do PT Nacional é contra a construção HR. Frisou que a recuperação do Asfalto da Rua Malaquita está uma calamidade, pedindo para dar oportunidade para o povo de Cacoal. Disse que o prefeito está perdido e que não vai dar conta de resolver os problemas de Cacoal. Disse que deveria renunciar. Falou que o problema da água seria resolvido em 90 dias e até a agora nada foi feito. Disse que esteve na Rua Primavera e que a população esta tendo dificuldade de transitar. Falou que na UMC esta um caos, frisando que o município tem mais de 84 médicos e faltam médicos para atender o povo. Disse que é preciso botar a botina no pé. “Quem é bom fica e se for ruim manda embora”.
CEZAR CASTRO (PV)
O vereador iniciou seu discurso falando sobre sua indicação à Secretaria de Obras pedindo urgência no patrolamento e cascalhamento do travessão Santana. Disse que o local está intransitável cerceando o direito de ir e vir do cidadão, que precisa fazer o escoamento de sua produção. Pediu através de ofício ao DER a recuperação da Linha Mato Grosso, destacando a dificuldade que os agricultores estão enfrentando. Indicou a SEMTTRAN pintura dos quebra molas, nas ruas que foram recapeadas. Disse que um condutor de motocicleta sofreu um acidente pela falta de sinalização e que havia uma criança como carona. Agradeceu e enviou oficio a FUNCCAL e ao Prefeito pelo apoio a Festa do trabalhador, realizado no último domingo na praça e que reuniu mais de 3 mil pessoas. Disse que a Funccal através de sua diretora Lindomar esta fazendo a diferença. Falou ainda que a Creche que atendia quase 160 crianças hoje atende pouco mais de 20 e esta é uma situação que precisa ser revista. Disse que as crianças não estão indo à escola por falta de professores, cobrou providencias da Secretaria de Educação.
URIETY PRADO DOROFÊ (PMDB)A vereadora iniciou seu discurso falando de sua indicação falando sobre a poda de arvores nas avenidas de Cacoal. Disse que os galhos prejudicam a visibilidade dos condutores e pode causar acidentes. Indicou calçadas para a Avenida Pedro Rodrigues, frisando que os pedestres estão dividindo a avenida com os veículos e correndo sérios riscos de serem atropelados. Falou de sua indicação pedindo a sinalização da Avenida Cuiabá. Enviou oficio ao vice-prefeito de Presidente Médici, Ronaldo Pereira de Souza, agradecendo a cedência de uma ambulância para atender o radialista João Aran, que foi vitima de acidente em Cacoal, no último sábado. Rebateu severamente as críticas do atual prefeito em relação à administração anterior, frisando que a atual administração precisa fazer a sua parte para depois criticar. Disse que fica entristecida com toda essa situação, destacando que ajudou essa administração chegar onde está. Frisou que Cacoal cresceu muito nos últimos anos e espera que essa administração pelo menos mantenha o que já está feito.
ZEBIN BRIZON (PPS)
O vereador falou de sua indicação pedindo limpeza dos terrenos baldios, frisando que o matagal esta tomando conta da cidade e isso contribui para a proliferação de insetos e pode servir de esconderijo para marginais. Em outra indicação pediu a recuperação das ruas do Bairro Village do Sol. Indicou também a recuperação e limpeza na Avenida Amazonas, enumerando que os moradores estão tendo dificuldades de chegar a suas residências, devido á quantidade de valas que foram abertas pelas chuvas. Parabenizou a todos pelo Dia dos Trabalhadores, destacando o evento realizado pelo vereador Cezar Castro , que reuniu mais de três mil pessoas na praça municipal e contou com a presença da dupla Brasão e Brasãozinho. Enviou oficio ao Secretário de trânsito pedindo redutores de velocidade e faixa de pedestre em frente à capela mortuária.
LOURDES KEMPER (PMDB)
A vereadora falou que Cacoal teve mais um dia triste, com o assassinato da servidora do Idaron a veterinária Suzana. Disse que é mais uma tragédia que abala a sociedade cacoalense, enumerando que a violência em Cacoal é preocupante e que muitas famílias estão sendo destruídas. Enviou ofício de condolências a família e também ao Idaron, entidade onde a veterinária prestava serviço. Enviou oficio também ao comando da Policia Militar e a Policia Civil pedindo total empenho na elucidação de mais esse crime brutal. Solicitou o enviou de oficio ao DER pedindo quebra-molas na entrada da Linha 08 na rodovia do Café. Em outro oficio ao DER cobrou a recuperação da cabeceira de uma galeria na Linha 11 e recuperação da referida linha. Enviou oficio parabenizando a diretoria da ASPEC pelo 5º Festival de Pesca, frisando que é um evento de grande importância para a economia do município. Falou que além de movimentar o comercio a ASPEC tem papel fundamental na preservação do meio ambiente, repovoando os rios e garantindo a sobrevivência das espécies. Finalizando pediu a sinalização dos quebra-molas nas ruas recapeadas e manutenção da ponte do Rio Lobo e reposição de lâmpadas no Riozinho.
ANTÔNIO MASIOLI (PT)
Falou sobre o evento da ASCAVERO, destacando que os vereadores estão se organizando para cada vez mais prestar seu papel legislador e fiscalizador. Frisou que o encontro contou positivamente principalmente pela participação do presidente da UNV, que trouxe muitos conhecimentos aos vereadores. Parabenizou o presidente Luiz Carlos Katatal pela organização e iniciativa. Disse que na última semana também houve uma reunião com varias autoridades políticas dando o reinicio a obra do HR. Falou que ainda não há dimensão do atendimento dessa obra, mas a sua abrangência com certeza será de grande importância para Cacoal e região. Falou das dificuldades de encaminhar pacientes para outras localidades. Disse que a solenidade contou com a presença dos prefeitos de Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e espera que outros municípios também possam participar e contribuir para o funcionamento desse hospital. Falou sobre o projeto do vereador Katatal que institui o dia da família, destacando a importância de buscar essa aproximação e resgatar os valores familiares. Falou sobre a violência e que a Câmara e o Executivo podem contribuir para mudar esse quadro. Falou sobre a tragédia ocorrida e que deixou todas as famílias em choque. Destacou a importância do resgate das famílias e dos conceitos de vivencia em sociedade. Disse que é preciso afastar as coisas que incomodam e prejudicam a vida normal em sociedade, frisando que a união deve ser mais forte que a violência, enumerando que as formas de violência são muitas e as conseqüências podem atingir a cada um de nós, se não mudarmos esse quadro, que vem se instalando no município.
VALDECIR ANDRADE (PP)
O vereador iniciou seu discurso enviando oficio parabenizando diretores e funcionários da escola Nossa Senhora do Carmo do Distrito do Riozinho, que completou 40 anos. Envio ofício parabenizando o vice-prefeito de Presidente Medice por atender os pacientes de Cacoal com ambulância. Falou sobre a escola Claudio Manoel da Costa, próximo a entrada do Aeroporto, pedindo providencias ao Secretário de Educação no sentido de murar o pátio da referida escola, antes que aconteça algum acidente. Disse que recebeu denuncia de que tem mais de 200 alunos estão fora da sala de aula em Cacoal, frisando que isso é um crime. Disse que faltam professores e o transporte é feito de forma precária. Disse que isso deve ser levado ao Ministério Público. Enviou oficio pedindo providencias do executivo junto a Secretaria de Educação. Falou que a Câmara está fazendo o seu papel aprovando todos os projetos. Destacou que a mudança da UMC para o São Daniel Comboni deve ser amplamente discutida. Falou que o povo de Divinópolis esta esperando o posto de saúde que foi prometido. Enfatizou que da forma que estão caminhando as coisas no município, essa deverá ser uma das piores administrações que Cacoal já teve. Cobrou ação por parte dos secretários.
FERNANDO MINERVINO (PTB)
Iniciou seu discurso enviando oficio a ASPEC, frisando que é um evento importante para a economia do município. Parabenizou o governador Ivo Cassol pela retomada do Hospital Regional. Destacou a realização do encontro de vereadores e 2ª Assembléia Geral da ASCAVERO, parabenizando o presidente Katatal pela organização e condução do evento. Parabenizou os trabalhadores pela passagem do seu dia. Agradeceu ao Grupo Vida, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus pelo momento de louvor e oração a Deus, realizado nesta segunda-feira na Câmara, enviou oficio ao grupo e ao Pastor Nelson Luchtemberg. Enviou oficio a SEMTTRAN parabenizando os guardas de trânsito pelo trabalho que vem sendo realizando, mas disse que alguns ainda precisam receber treinamentos. Enviou oficio pedindo reposição das lâmpadas do bairro Novo Horizonte. Pediu informação a saúde, se já foi contratado oftalmologista. Parabenizou o presidente Katatal pelo Projeto instituindo o Dia da família. Falou sobre a freqüência de aula da área rural e que os alunos estão tendo três dias de aula. Falou que os professores convocados ainda não tomaram posse. Disse que o projeto foi aprovado no dia 19 de março. Pediu a presença do Secretario de Educação para prestar esclarecimento. Falou que a Câmara tem responsabilidade no que esta fazendo. Disse que o projeto de sua autoria ainda não foi sancionado.
PENHA SIMÃO (PMDB)
Iniciou seu discurso falando sobre os problemas que Cacoal vem enfrentando em todos os aspectos. Disse que tem presenciado os esforços de todos os poderes constituídos e privados no cumprimento do seu dever. Disse que a saúde tem trabalhado incansavelmente para melhorar os serviços prestados a população. Disse que mesmo em condições inadequadas e com poucas estruturas físicas e humanas os servidores da saúde têm prestado um serviço exemplar em Cacoal. Falou que o projeto aprovado na Câmara beneficiando os médicos é de fundamentação importância, mas é preciso valorizar a todos. Disse que o atendimento em Cacoal, pactuado com os seis municípios vizinhos é insuficiente para atender a demanda. Falou que Cacoal atende muito mais do que os seis municípios pactuados, além de prestar atendimento à pacientes de outros estados. Falou sobre a morte da Suzana, funcionária pública, mãe de três filhos e que foi morta com quatro tiros na presença de sua filha de nove anos. Disse que nada justifica uma violência como essa e que todos devem estar atentos a esse tipo de ocorrência que vem aterrorizando as famílias em Cacoal. Disse que como representante do povo e principalmente dos direitos da mulher vai acompanhar de perto esse caso para que os culpados não fiquem impunes.
ASCOM/CMC
NILCEIA FREITAS DRT 920/RO
INFORME LEGISLATIVO - RESUMO INFORMATIVO DOS DISCURSOS DOS VEREADORES NA DÉCIMA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DA CMC – 04-05-2009
16:27
Daniel Oliveira da Paixão