Em especial, foram focados os projetos de Educação Financeira, Incubadora de Empresas e Desenvolvimento de Fornecedores, contidos no programa, este último enfatizado pela diretoria da Facer por apoiar o desenvolvimento e crescimento sustentável das empresas locais fornecedoras de bens, produtos e serviços a grandes empresas, redes e a cadeias produtivas em Rondônia. “Em particular este projeto busca ser instrumento de articulação entre fornecedores locais, iniciativa privada e governo. O momento é propício, pois a economia rondoniense vislumbra um cenário promissor com a previsão de realização de grandes investimentos, entre os quais a construção das hidrelétricas, construção de gasodutos e a chegada de grandes redes e empresas”, afirmou o presidente da Facer, Ednei Pereira.
Segundo o consultor da Federação, Osmar Vicentin, o método está alicerçado nos princípios de desenvolvimento empresarial da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Isso envolve a aproximação de fornecedores, grandes empresas compradoras, governo e associações comerciais, uma vez que todos têm interesse no desenvolvimento local”, ressaltou.
Programa em prática
A execução do programa é desenvolvida a partir de ações planejadas, consultorias especializadas, parcerias e pesquisas. “Desta forma conseguiremos mostrar aos empresários como funcionam grandes empreendimentos e inserir os mesmos no contexto econômico, através da divulgação do trabalho de cada empresa, da assessoria empresarial para realização de negócios, visitas técnicas, reunião de fornecedores, seminários e workshops”, acrescentou Ednei Pereira.
Depois da explanação dos projetos, as primeiras atividades já foram aprovadas pelo diretor superintendente da empresa Camargo Corrêa, o engenheiro Luiz Rogo. Por meio do programa itinerante levado a vários municípios, a Facer estenderá as ações à equipe da Camargo Corrêa para apresentar aos fornecedores, produtos e serviços que estão na programação de compras da empresa nos próximos anos de obras.