RESUMO INFORMATIVO DOS DISCURSOS DOS VEREADORES NA 15ª SESSÃO ORDINÁRIA –25-05-2009

Luiz Carlos Katatal (PTB)

O presidente da Câmara disse que esteve acompanhando os serviços de saneamento básicos executados no bairro Vilage do Sol, acompanhado pelo deputado Tucura e pelo prefeito Padre Franco. Destacou a realização da terceira etapa do campeonato estadual de Velocrros parabenizando o prefeito que sempre tem recepcionado o governo em Cacoal. Falou sobre as emendas do deputado Tucura para o SAAE e também para o piso do Ginásio de Poliesportivo. Parabenizou o secretário de obras pela recuperação da ponte no Cinturão Verde. Falou que é preciso o amadurecimento político parabenizando o prefeito por sua postura e disse que a câmara também precisa ter esse entendimento. Falou sobre uma reunião que participou na última semana para apresentação do projeto para construção do novo Fórum de Cacoal, frisando que a obra será duas etapas, sendo que a primeira custará cerca de 22 milhões de reais. Disse que o projeto esta em fase de licitação e deverá ser iniciado no mês de setembro, com uma área de construção de 10.759m2. É uma obra que será referencia para o Estado e a maior do município. Disse que continua acreditando em Cacoal e precisa acreditar na administração e que todos precisam fazer de tudo para que as coisas dêem certo. Falou que muitos funcionários estão ganhando menos que o salário mínimo, frisando que muitos trabalham doentes porque não podem se encostar pelo INSS, porque ficariam recebendo menos que o salário mínimo. Disse que não é contra as portarias, mas sim contra aqueles que não trabalham e ficam pelos corredores. Disse que o município já esta no limite prudencial na questão salarial e que teria uma saída, que é instituir a previdência própria do município. Falou que a arrecadação do município tem caído muito e isso é mais uma preocupação.


Cezar Castro (PV)

O vereador disse esteve ausente porque passou por uma cirurgia em Cuiabá, reafirmando que sua casa de apoio em Barretos foi fechada por falta de recursos para manutenção das atividades. Falou de suas indicações, pedindo recuperação da quadra de esportes do Parque Sabiá, no Bairro Nova Esperança. Indicou recuperação da Rua Flor de Maracá, no bairro Vista Alegre. Indicou a Secretaria de Meio Ambiente para quê seja feito podas de arvores na Rua Carlos Gomes, bairro Princesa Isabel. Indicou conserto no foro da Rodoviária Interestadual Armelindo Cora, também pediu operação tapa buracos e recuperação de todas as ruas do Bairro Vista Alegre.


Vereadora Lourdes Kemper (PMDB)

A vereadora disse que quer contribuir com Cacoal, ressaltando que os serviços da Secretaria de Obras são constantes, e que é favorável a gratificação de incorporação para melhoria dos salários dos servidores. Falou sobre os serviços de iluminação pública que estão sendo efetuados, enfatizando a importância em razão da segurança. Destacou que é preciso elaborar projetos para obtenção de recursos para Cacoal. Falou que os moradores rurais cobram postos de saúde nas escolas pólos. Enviou oficio pedindo explicações da CERON sobre o cronograma do projeto Luz Para Todos, ressaltando que muitos moradores da área rural ainda não foram atendidos. Falou que no dia 25 é comemorado o dia da Costureira, Dia do Industrial e Dia do homem do Campo, parabenizando todas as categorias pelo seu dia.


Euzébio Brizon (PPS)

O vereador falou de sua indicação pedindo reparos na iluminação pública na Rua Graça Aranha no bairro Vista Alegre. Falou que quinta-feira participou de uma reunião no bairro Brizon onde foi apresentado pelo Secretário de Planejamento, Marcélio Viana da Silva, o projeto para construção de uma praça no referido bairro no valor de trezentos mil reais, cuja emenda foi alocada pelo deputado federal Moreira Mendes. Destacou que a associação estará se reunindo no próximo dia 07 de junho para discutir algumas mudanças que poderão ser efetuada no projeto em beneficio da população daquele bairro e adjacências. Destacou a visita do deputado Moreira Mendes em Cacoal nesta segunda-feira, reafirmando o compromisso de reivindicar mais recursos para Cacoal. Destacou que na próxima quinta-feira o deputado estará em Cacoal novamente, para tratar da liberação de mais uma emenda no valor de 300 mil para construção de uma Praça no Distrito do Riozinho.

Antônio Masioli (PT)

O vereador falou que a Secretaria de Obras já está iniciando os serviços de recuperação, operação tapa buracos e iluminação pública no Distrito do Riozinho. Falou da parceria realizada pela Secretaria de Obras com os presidentes de bairros, que estão colaborando, identificando os postes de iluminação pública que estão com problemas. Destacou os 20 anos da UNIR, ressaltando a importância para o município de Cacoal. Falou da SEMAST justificando através de oficio as questões abordadas por vereadores na sessão passada. Explicou sobre os serviços de prosseguimento da construção do Hospital Regional, relatando as necessidades urgentes de observação de construção de banheiros para deficientes, entradas adaptadas para deficientes. Enviou oficio a empresa responsável pela obra para observar esses itens. Pediu o envio de oficio a empresa responsável pela obra pedindo autorização para os vereadores acompanharem essa obra, já que é uma empresa privada que está à frente dos serviços.


Uriety Prado (PMDB)

A vereadora iniciou seu discurso falando sobre sua indicação para implantação de uma coordenadoria municipal de políticas públicas para as mulheres, frisando que será de suma importância para dar apoio ás mulheres. Falou também sobre a implantação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para os Jovens, destacando que ambas as coordenadorias poderá funcionar com status de secretaria vinculados ao gabinete do prefeito. A vereadora explicou que essas secretarias serão de fundamental importância na elaboração e acompanhamento dos projetos, que poderão ser através de recursos do governo federal para implementar políticas públicas no município que venham beneficiar os jovens e as mulheres.

Penha Simão (PMDB)

A vereadora iniciou seu discurso falando de suas indicações, parabenizando o trabalho que a SEMOSP vêem realizando. Disse que ficou satisfeita com explicação do Secretário. Falou da sua participação na Conferencia Nacional de Desigualdade Racial, realizado em Porto Velho, representando a Câmara Municipal, lembrando a importância da valorização dos menos favorecidos na sociedade. Frisou que essa conferencia foi para discutir os que vivem as margens da sociedade, falando que o Brasil é um País com uma cultura muito linda, mas ainda há muitas desigualdades. Disse que como representante da Câmara foi escolhida sem votação para representar Cacoal na conferencia nacional. Falou da atuação do Grupo Arco Iris representando pela Guta. Disse que ficou triste com pessoas da Secretaria de Ação Social ser contra essa conferencia, não reconhecendo os trabalhos desenvolvidos por diversas entidades e grupos de trabalhos de Cacoal. Falou que o Gruccon tem um excelente trabalho em Cacoal, destacando a sua luta pelas igualdades, frisando que já foi vitima de preconceito e também seus irmãos, que foram impedidos de entrar na escola porque eram negros. Destacou que assim como o Gruccon o Arco Íris tem um trabalho importante para aqueles que sofrem com os preconceitos e que independente da cor, raça, religião, opção sexual todos são iguais perante de Deus e as leis dos homens.

Valdomiro Corá (PV)

Disse que o município de Cacoal está precisando de ajuda do Governo do Estado para recuperação dos carreadores rurais, salientando que não aceita tantas portarias e a maioria dos servidores ganhando menos de um salário mínimo. Enviou oficio ao MP para que ajude fiscalizar, ressaltando que tem muitas portarias e a área de saúde está uma vergonha disse que os vereadores precisam chamar o prefeito e mostrar a realidade a ele. Falou que é necessário o prefeito enviar projeto a Câmara concedendo aumento para os funcionários municipais. Frisou que tem muitas crianças fora de sala de aula, falando que Cacoal arrecada muito dinheiro. Enviou oficio ao prefeito pedindo explicações. Enviou oficio ao Secretario de Obras pedindo recuperarão da Rua Primavera no Bairro Vista Alegre. Disse que todos os projetos que o prefeito manda está sendo aprovado. Destacou que os moradores rurais estão sofrendo por falta de estradas e carreadores, afirmando que isso é falta de administração. Disse que foi eleito para representar o povo por 04 anos é isso que esta fazendo. Falou se a Unidade Mista não consegue atender todos os pacientes é necessário ser feito convenio com hospital particular para atender a população.

Fernando Minervino (PTB)

O vereador iniciou seu discurso falando sobre o projeto de sua autoria que altera a Lei 162 e autoriza as empresas instaladas no Parque Industrial a obter financiamento para capital de giro. Enviou oficio a ACIC/CDL parabenizando pelo projeto de elaboração dos aspectos importantes do município destacando que os empresários estão se unindo para que esse projeto venha a ser aprovado, independente de onde venha a iniciativa. Enviou oficio a Vigilância Sanitária pedindo explicações sobre as questões das notificações que estão sendo feitas aos moradores do Bairro Novo Horizonte em relação ás fossas. Pediu que a secretaria conscientize as pessoas antes de notificar. Pediu que fosse elaborado projeto para recuperação dos carreadores rurais. Comentou sobre a indicação que pede a legalização da área do Cacoal Moto Clube, enfatizando que o prefeito se comprometeu em estar lutando para realização de uma etapa do Latino Americano de MotoCross no próximo ano em Cacoal.

Valdecir Andrade (PP)

Agradeceu o governador Ivo Cassol pela liberação de recursos do FITHA para investimentos na área rural do município. Disse que hoje mais de 50% dos moradores rurais residem em área de fundiária, cobrando planejamento nos serviços de recuperação de todos os carreadores. Disse que é favorável a aumento para os servidores públicos municipal, mas é necessário rever a situação de todas as secretarias. Disse que a Prefeitura não pode autorizar mais recursos para recuperação dos asfaltos danificados pelos serviços de esgoto sanitário, reafirmando que tudo que está no contrato deve ser obedecido. Falou do aumento absurdo nas faturas de contas de águas do SAAE. Disse que o problema na área de saúde se dá em razão dos baixos salários que os médicos e profissionais em geral de saúde estão recebendo. Disse que o feirão do Produtor Rural é uma obra bonita e importante e não pode ficar nas condições que se encontra não servindo para nada. Pediu que todos os veículos sucateados do município que não estão em uso sejam leiloados.


ASCOM/CMC

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia