UNIR da início a elaboração de Atlas Linguístico de Rondônia

A equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) coordenada pela Dra. Iara Maria Teles, Pós doutora em Linguistica e pesquisadora, está elaborando o primeiro “Atlas Linguístico do Estado” e Alto Paraíso foi escolhido para ser pesquisado por sua diversidade e representatividade cultural.

De acordo com a pesquisadora, o alvo da pesquisa consiste em mapear todo o Estado para analisar os mais diversos “Tipos de falares”. Dra. Iara Maria disse também que há outros estudos sobre esse trabalho, mas esse é o primeiro a ser gravado em áudio para documentação oficial.

Ao todo 15 municípios serão mapeados no Estado, compreendendo três regiões, sendo os municípios de Porto Velho, Calama, São Carlos, Candeias, Guaporé Mamoré, Costa Marques, Pedra Negra (quilombolas), Seringueiras, Alto Paraíso, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Pimenteiras.

Cinco pessoas participam da equipe, são eles: Celso Ferrarezi Jr., Maria Cristina Vitorino França, Valdir Vigini, Claudia Teles e Iara Maria Teles, coordenadora e elaboradora do Atlas.

Dra. Iara Maria Teles está no estado há 13 nos e disse que isso é muito importante para a História de Rondônia. Iara é formada em Letras e cursou o pós doutorado em Linguistica pela universidade de Londrina, no Estado do Paraná.

O município dá as boas vindas a Pesquisadora e espera contribuir para a elaboração do ALiRO – Atlas Linguistico de Rondônia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia