Secretária de Ação Social de Cacoal é denunciada por racismo e pré-conceito

vereadora Penha Simão (PMDB) destacou,durante a a última sessão ordinária, 25, a importância das conferências municipais, estadual e a nacional sobre as desigualdades raciais. A parlamentar, na última semana, representou a Câmara de Cacoal em nível estadual. Foi escolhida por unanimidade para representar o município na Conferência Nacional em Brasília. Penha enalteceu as discussões relacionadas às pessoas que vivem a margem da sociedade.

Para a vereadora, as discussões sobre a valorização dos menos favorecidos na sociedade é sem duvida de suma importância para o fortalecimento da democracia. “Vivemos num País lindo com uma cultura sem igual, porém ainda há muitas desigualdades e isso precisa ser mudado”, disse a vereadora, enumerando que também já foi vítima de muitos preconceitos.

Grucon

Membro ativa do Grupo de Consciência Negra, Penha explica que a sua luta começou quando os seus irmãos foram proibidos de freqüentar a escola porque eram negros. “Estamos a muitos anos acompanhando a luta dos grupos organizados, como o Grucon e o Arco-Íris, que buscam nada mais que a igualdade entre todos”, disse a vereadora, frisando que esses grupos têm papel fundamental na conscientização e na organização de uma sociedade mais justa e humana.

Carta de Repúdio

Penha assinou a carta de repúdio em desfavor da secretaria de ação social e trabalho de Cacoal. A parlamentar afirma que o descaso da secretaria sobre as ações do Grucon e de outros segmentos da sociedade culminou nessa carta entregue às autoridades do executivo municipal. “A diretoria da Semast afirmar que nunca houve trabalho feito pelos negros em Cacoal (Grucon), parece até brincadeira. Eu sou prova viva e faço parte do movimento negro” destacou.

A vereadora, ao final do discurso, frisou que o cidadão (a) deve ter a consciência de que independente da cor, raça, religião, opção sexual todos são iguais perante Deus e a lei do homem.

Assessoria da Vereadora

Cacoal, 27 de maio de 2009.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia