AMEC disponibiliza em seu site o Relatório Anual 2008

A AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) disponibiliza em seu site (http://www.amecbrasil.org.br/mercadodecapitais/images/home/ra08.pdf) o Relatório Anual com as atividades desenvolvidas ao longo de 2008.

A entidade esteve presente nas principais iniciativas que objetivaram o aprimoramento do mercado de capitais em 2008, defendendo o direito dos acionistas minoritários de companhias abertas. “Todas as conquistas da AMEC em 2008 refletem seu processo de consolidação como importante agente do mercado de capitais em defesa dos acionistas minoritários”, afirma Luiz Fernando Figueiredo, presidente da AMEC na gestão 2007/2009.

Entre as principais atividades realizadas pela AMEC em 2008, destaca-se a participação da entidade no Comitê da BM&FBOVESPA para reformular as regras do Novo Mercado, abrindo novas frentes de diálogo com órgãos reguladores, a fim de apresentar ideias e alternativas para facilitar a relação dos investidores com as companhias abertas. Destaca-se também a promoção pela AMEC em 2008 do Primeiro Seminário sobre Exercícios Abusivos de Poder de Controle nas S/As. Houve também a aproximação da AMEC com investidores institucionais estrangeiros com o objetivo de trocar experiências internacionais sobre as melhores práticas de Governança Corporativa e de respeito ao minoritário pelas companhias abertas. E também o fortalecimento da Comissão Técnica da Associação, estendendo suas funções para o Rio de Janeiro, entre outras atividades.

Clique no endereço abaixo para acessar o Relatório Anual da AMEC: http://www.amecbrasil.org.br/mercadodecapitais/images/home/ra08.pdf

O mandato de Luiz Fernando Figueiredo encerrou-se em abril de 2009 e terá continuidade com Walter Mendes, novo presidente eleito da Associação, que contará com o apoio de Régis Abreu, novo vice-presidente da AMEC.

Sobre a AMEC:

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC) é uma entidade sem fins econômicos, que atua na defesa dos direitos dos acionistas minoritários em companhias abertas. Reúne 36 gestores de fundos de ações e multimercados, cujo intuito é unir esforços para cumprir os deveres de fidúcia e de preservação do patrimônio dos cotistas dos fundos por eles geridos.

Para desempenhar esse papel, a AMEC tem se manifestado publicamente em casos concretos que revelem conflitos societários, ocasiões em que são identificados tratamentos que beneficiam controladores, em detrimento dos minoritários. Seus pronunciamentos resultam do fórum de discussão promovido entre seus associados, articulando e viabilizando medidas que protejam o interesse dos investidores que não fazem parte do bloco de controle de companhias.

Criada em junho de 2006, a AMEC admite como associados gestores independentes ou ligados a instituições financeiras, gestores estrangeiros, entidades abertas e fechadas de previdência complementar e clubes de investimento.

Assessoria de Imprensa da AMEC

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia