Cafeicultura em alta: Cacoal desponta na safra 2008

O café é a cultura mais difundida no estado de Rondônia. É uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Feito em pequenas glebas, o café “robusta” ou “conilon” é cultivado com baixo nível tecnológico e grande aproveitamento de mão de obra familiar. A prefeita Sueli Aragão esteve, nesta semana, visitando o produtor Rubens Fávaro, Setor Prosperidade Linha 04, lote 54, gleba 06, para observar a colheita do café nesta safra 2008.

Segundo a prefeita, este projeto de distribuição era para dois milhões de mudas de café em parceria com a Embrapa. Devido à escassez e as dificuldades encontradas pela a empresa de pesquisas, o projeto teve que ser reduzido. Ao todo, a prefeitura distribuiu, em 2005, 700 mil mudas de café para 300 produtores rurais de Cacoal. “Queremos distribuir mais 500 mil mudas até o final do ano” enfatizou a prefeita.

Para o produtor, que trabalha na agricultura familiar com sua esposa Neusa Fávaro, a produção, de 02 e 03 anos, que está sendo colhida faz parte do programa de distribuição de mudas de café desenvolvido na atual administração. Satisfeito com a produção, Rubens estima colher 45 sacas em um alqueire, ultrapassando a média de produção.
“Agradeço a prefeita pelas mudas. Hoje ela está aqui para conferir o cuidado que tivemos com a semente que foi distribuída pela secretaria municipal de agricultura” destaca o produtor.

Segundo José Valterlins, secretário municipal de agricultura, Cacoal já foi conhecida como a capital do café. Nos dias atuais, mesmo com a queda da produção, o município é o principal centro de comercialização de café em Rondônia. “A perspectiva para Rondônia é de produzir 1 milhão e meio de sacas de café. Cacoal, como principal centro de comercialização do Estado, deverá comprar entre 50% e 70% da produção, gerando emprego e renda no município” destaca o secretário.
O período de concentração da colheita da safra 2008, ocorre nos meses de abril, maio e junho, em parte, coincidindo com o período de menor precipitação pluviométrica no estado, que é de junho a agosto. O parque cafeeiro, do estado é da ordem de 284,5 milhões de covas, para uma área de 160,01 mil hectares, incluindo cafezais em produção e em formação. Tradicionalmente a produtividade dos cafezais no Estado de Rondônia é baixa, sendo estimado para a atual safra 11,16 sacas por hectare e uma produção de 1,69 milhões de sacas de café beneficiado.
Vale ressaltar que alguns produtores estão adotando tecnologias e práticas culturais como o emprego de cultivares melhoradas, controle de pragas e doenças, calagem, adubação, cobertura morta, irrigação, desbrota, que têm possibilitado a obtenção de elevadas produtividades e um produto de boa qualidade a um custo compatível com a exploração da lavoura, conseqüentemente, de forma mais lucrativa. Há perspectiva de expansão da área de cultivo em virtude, principalmente, da elevação do preço do produto com relação à safra anterior, embora algumas áreas estejam sendo substituídas por pastagens e outras culturas.

No Brasil

A produção brasileira de café beneficiado deve atingir neste ano 45,54 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representa 35% a mais que a safra anterior. Serão 34,70 milhões de sacas do tipo arábica e 10,84 milhões de conilon. Os números fazem parte do 2º levantamento da safra de café 2008, divulgado nesta quinta-feira, 08 de maio pela Conab.

O café conilon (robusta) participa da produção nacional com 23,81% (10.844 mil sacas de café beneficiado). O Estado do Espírito Santo se destaca como o maior produtor dessa variedade com 72,39% (7.850 mil sacas de café beneficiado).

Esta é a segunda maior safra dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas da produção histórica do ciclo 2002/03, quando chegou a 48,48 milhões. De acordo com a estatal, o rendimento é conseqüência da bienalidade positiva da cultura, que se altera entre um ano de alta seguido por outro de baixa. Os investimentos em tratos culturais e as chuvas que ocorreram no final de 2007 nas principais regiões produtoras também contribuíram para o resultado atual.

Autor: Paulo Henrique Silva

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia